fevereiro
Como transformar sua varanda em uma área social integrada

Ao longo do tempo, o uso dos espaços das casas foi modificado, principalmente após a pandemia, fazendo com que cada vez mais as pessoas queiram planejar e observar cada detalhe ao ser redor. E diante deste cenário, uma varanda integrada é algo que está em alta e cada vez mais as pessoas buscam.
Ela pode se unir à cozinha, à sala de jantar e estar, proporcionando espaços bem iluminados e com sensação de amplitude. Se você é do tipo que gosta de receber e cozinhar para as visitas, por exemplo, ter uma varanda com área social integrada pode ser uma excelente solução.
Varanda é um ambiente que pode ser facilmente decorado, e que, quando bem cuidado, se torna uma das partes mais agradáveis da casa! Ah! Não confunda com sacada! Varanda é entendida como parte de uma casa, uma extensão, coberta e pode ser maior ou menor e é uma continuação da sala, ou cozinha, por exemplo.
Mas como transformar uma simples varanda em um ambiente de convívio que una aconchego, lazer e experiências gastronômicas? No post de hoje vamos apresentar algumas dicas muito úteis para ajudá-lo nessa tarefa. Confira!
Fique por dentro das regras do condomínio
Parece algo simples, não é mesmo? Mas alterar espaços definidos em planta muitas vezes requer a consulta junto ao condomínio. Seja por questões estruturais ou por normas relacionadas ao nivelamento de pisos, envidraçamento, retirada de caixilhos etc.
Muitos condomínios são exigentes em relação à fachada do prédio, impedindo alterações, por exemplo. Nesse caso, fechar a sacada pode não ser possível. Por isso, sempre procure o aconselhamento do síndico para essa reforma.
Aposte nos móveis e equipamentos certos
Por se tratar de uma área parcialmente aberta, ou com grande incidência de luz solar, uma ótima alternativa é optar por móveis indicados para áreas externas, que costumam ser mais resistentes e não sofrem tanto com as ações do tempo.
Como a maioria dos imóveis com varanda também possuem cozinha, não é necessário equipá-la com todos os eletrodomésticos. Portanto, investir em uma ilha com pia, cooktop e um frigobar é suficiente para atender às suas necessidades. Mas se esse for o único espaço para refeições da casa, pode ser necessário investir em um sistema de cozinha mais completo, com geladeira, congelador, forno, micro-ondas e armários embutidos.
Aposte no envidraçamento
Como a varanda estará integrada ao ambiente interno do apartamento, o vento e a chuva podem entrar com tudo para dentro. O envidraçamento é o ideal para proteger o ambiente de chuvas e ventos.
Além disso, é uma forma de proteger o ambiente e ao mesmo tempo não interferir na fachada do edifício, já que o fechamento será transparente.
Invista em uma bancada
As bancadas são peças perfeitas para varanda gourmet, especialmente em apartamentos pequenos. Elas servem de mesa e, ao mesmo tempo, de apoio para preparação dos alimentos. Procure optar por modelos que possuem armário na parte inferior, já que proporcionam um espaço extra de armazenamento.
Abuse das plantas
Para manter o ambiente agradável e arejado, espécies de plantas bem selecionadas se configuram como parte da decoração, além de conceder o entusiasmo e o frescor da convivência com o natural.
Além de filtrar o ar e dar vida aos ambientes, deixando-os mais frescos e acolhedores, elas são capazes de embelezar os espaços, cumprindo uma função estética muito importante.