Bem viver
26
janeiro

Como higienizar sofás com praticidade

Você já pensou sobre quanto tempo ficamos no sofá da nossa casa? Ele é imprescindível quando assistimos TV com a família, recebemos visitas ou naquele descanso após um dia longo de trabalho. E para ter a melhor experiência, o sofá deve ser confortável, combinar com a decoração do cômodo, e o principal, estar sempre limpo.

Por serem peças de custo relativamente elevado, os sofás não são trocados frequentemente e, ainda que a decoração da casa seja alterada, a tendência é que permaneça por alguns anos. Por isso, uma limpeza e manutenção correta dos sofás é fundamental para garantir que o item se mantenha conservado, limpo e com aquela carinha de novo.

Então surge aquela dúvida: Como posso fazer para limpar o meu sofá? Será que existe uma técnica certa ou é preciso levar o móvel para uma empresa especializada nisso? Pois nesse texto você vai aprender como limpar o seu sofá em casa, com técnicas de limpeza simples, mas muito eficientes e que funcionam nos mais variados tipos de tecido.

1. Leia a etiqueta do sofá

Os sofás costumam vir com manuais ou etiquetas com detalhes sobre o produto e recomendações de como mantê-lo limpo. O primeiro passo para higienizar sofás é saber o que recomendam os fabricantes, para não cometer nenhum erro e estragar o seu móvel.

As recomendações podem variar de acordo com cada marca, modelo e material de estofado. Por isso é importante verificar as instruções adequadas para o seu modelo, que incluem informações sobre quais produtos e utensílios podem ser utilizados e quais não podem.

2. Limpeza a seco ou a úmido: qual escolher?

A limpeza do sofá dependerá do tipo de material que reveste o seu estofado. Existe uma grande variedade: algodão, couro, linho, veludo, camurça, courino, etc. Por isso, é muito fácil confundir na hora de escolher qual tipo de produto utilizar na limpeza. Aconselhamos sempre verificar a etiqueta com os símbolos instrucionais, fixado na parte inferior do móvel:

  • Símbolo P: Recomendado a lavagem a seco, devendo ser utilizado o pano seco normalmente encontrado em supermercados.
  • Símbolo W: Recomendado lavagem a úmido, sendo na maioria das vezes, a mais comum. Se utiliza água, detergente, vinagre e outros líquidos específicos.
  • Símbolo F: Recomendado lavagem a seco profissional. Nesse caso, é necessário procurar uma empresa especializada em limpeza de sofá.

3. Removendo a poeira e sujidades

Por não ter, muitas vezes, sujeira aparente, é comum que as pessoas não atentem para o cuidado quanto à limpeza correta dos sofás. O recomendado é que seja utilizado o aspirador de pó ou uma escova de cerdas macias para tirar a poeira semanal, a fim de evitar o acúmulo e a formação de grumos (junção de poeira e umidade, que pode ser de origem corporal ou por derramamento de líquidos).

4. Para tirar manchas, aposte em sabão neutro ou bicarbonato de sódio

Derrubou algum alimento ou outro produto no seu sofá? Fique tranquilo, porque é possível remover manchas com limpeza úmida ou seca. 

Para a limpeza úmida, dilua detergente neutro ou bicarbonato de sódio na água e umedeça um pano para então passá-lo em cima da mancha. Se você optar pela limpeza seca, basta depositar o bicarbonato de sódio na área manchada, deixar agir por 30 minutos, e removê-lo com um pano seco.

5. Deixe o sofá secar

Use uma toalha para absorver o excesso de água que fica na superfície do sofá. Se ainda estiver muito úmido, você pode querer usar um ventilador para secagem rápida. A água, se não for bem removida, pode causar mofo às almofadas e ao tecido.

Gostou das dicas? Então continue acompanhando nosso blog e tenha muito mais conteúdos como este.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Malharia Sem Igual é a cara do Brasil
Edredom Altenburg: conforto e aconhego para o seu lar
Dicas de travesseiros específicos da Altenburg:
Altenburg lança nova plataforma de e-commerce
1234