Auxiliar de rouparia: entenda o que faz esse profissional no hotel
A função de um auxiliar de rouparia no setor hoteleiro é essencial para entregar boas experiências aos clientes e fazer o controle de alguns dos itens mais importantes do hotel.
Para o bom funcionamento, o estabelecimento precisa contar com vários colaboradores nas mais diversas funções. Muitos desses setores causam um impacto direto à experiência do cliente, e por isso, são áreas que carecem de atenção e pessoal preparado.
O setor de rouparia é uma dessas áreas que influencia diretamente na estadia do cliente, pois é responsável pelo controle e gestão de itens essenciais para uma boa estadia. E para garantir que essa qualidade acompanhe as expectativas crescentes dos hóspedes, esse setor precisa contar com o trabalho do auxiliar de rouparia.
Se você quer entender mais sobre o que faz este profissional e qual a sua importância para o hotel, confira o artigo que preparamos para você.
O que faz um auxiliar de rouparia no hotel
O auxiliar de rouparia garante que alguns itens de uso como jogo de cama, toalhas de banho, toalhas de rosto e para o chão, sejam entregues com o máximo de qualidade.
O cargo de auxiliar de rouparia faz parte do departamento de governança e sua responsabilidade inclui manter as roupas do hotel nas mais perfeitas condições, garantindo peças limpas, cheirosas e macias.

Principais obrigações
O auxiliar de rouparia cuida de todo o enxoval do hotel, separando, organizando, fazendo a lavagem e disponibilizando para as camareiras reporem nos quartos.
Esse profissional também recebe as roupas limpas de lavanderias, garantindo o retorno de todas as peças devidamente limpas e higienizadas. Além disso, o auxiliar precisa controlar os estoques de produtos de limpeza utilizados no setor, comunicando a gerência sobre a necessidade de compra.
Por fim, ele também efetua controles de qualidade nos enxovais e toalhas, sempre trocando itens que estão danificados, garantindo que nenhuma peça ruim chegue ao cliente.
Esse colaborador da rouparia precisa ser dinâmico, organizado e ágil, pois a falta de atenção pode acarretar na ausência de roupa de camas limpas e/ou toalhas para os hóspedes, que por sua vez passarão a criar uma imagem negativa do estabelecimento.
Quando preciso contratar um auxiliar de rouparia?
A função de um auxiliar de rouparia é essencial dentro de um hotel, pois ele é o responsável por garantir aquelas toalhas macias e lençóis cheirosos todas as manhãs nos quartos dos hóspedes.
Para saber se o seu estabelecimento carece de um auxiliar de rouparia, você precisa notar alguns indicadores como o tamanho do hotel, por exemplo. Um outro indicador é quando os funcionários demonstram estarem sobrecarregados, acumulando funções e atividades.
Por fim, um último indicador é a demanda crescente de procuras, tendo em vista que não depende do tamanho do estabelecimento. Pois, se o hotel mesmo que pequeno vive com lotação máxima, é um sinal que precisa de mais colaboradores para suprir a demanda de serviço, e o auxiliar de rouparia pode ser a ajuda necessária.
De fato, o auxiliar de rouparia é um colaborador muito útil que adiciona pontos positivos ao estabelecimento. Os seus hóspedes vão agradecer por poder contar com lençóis cheirosos e toalhas macias e sedosas.
Se você gostou do artigo, continue acompanhando o blog da Altenburg para mais artigos como este.