Bem viver
6
março

Cuide dos travesseiros e previna-se contra alergias

As alergias podem ser um grande problema para você ter uma noite tranquila de sono. Pois fique sabendo que nariz escorrendo, coceira nos olhos, tosse e espirros são sinais ou sintomas de uma reação alérgica. E se isso ocorre, você precisa verificar as condições dos seus travesseiros.

A cada noite dormida, seu travesseiro está acumulando poeira, mofo, sujeira, óleos e células mortas da sua pele. Essas partículas, quando expostas por longos períodos, podem desencadear reações alérgicas , provocando sintomas como coriza, coceira nos olhos, chiado no peito ou ataques de asma. No entanto, existem métodos para mitigar os efeitos negativos dos alérgenos em seus travesseiros.

PRINCIPAIS ALERGIAS

Confira a seguir, algumas das principais alergias causadas pelos alérgenos nos travesseiros. Os alérgenos são substâncias de origem natural capazes de provocar uma hipersensibilidade em pessoas mais suscetíveis e que causam o desenvolvimento de inflamações.

Rinite alérgica

Apesar das características hereditárias, é possível que uma pessoa manifeste o distúrbio em qualquer fase da vida. O contato com elementos alérgenos pode ativar gatilhos da doença, causando crises severas.

Os gatilhos mais comuns são ácaros existentes na poeira doméstica, em especial, nos travesseiros e também por pelos de animais, perfumes, descamação de pele, pólen, mofo, fungos, vírus, bactérias e até mesmo mudanças bruscas de temperatura.

Os sintomas mais comuns da rinite alérgica são: edema da mucosa que leva à obstrução nasal; coriza; espirros em sequência; muita coceira no nariz, garganta, céu-da-boca e nos olhos.

Asma alérgica

Quando a asma é induzida por algum alérgeno é chamada de asma alérgica. Esse problema ocorre especialmente com crianças. Essa asma ocorre após o corpo “classificar” o alérgeno como uma substância potencialmente hostil, o que faz com que o sistema imunológico produza imunoglobulina (lgE) como modo de defesa.

O problema disso é que quando produzida em excesso, a lgE pode desencadear uma inflamação nas vias aéreas, ocasionando uma crise ou agravamento da asma.

Sinusite alérgica

A sinusite alérgica ocorre devido à exposição a alérgenos inalantes como poeira, pólen, fumaça e pelos de animais, que muitas vezes se instalam no interior dos travesseiros.

Ou seja, por mais que as pessoas não tenham nascido alérgicas, elas podem desenvolver os sintomas após serem expostas a longos períodos aos alérgenos, como acontece quando dormimos.

Os sintomas mais comuns de sinusite alérgica são: Congestão nasal e gotejamento pós-nasal persistente; coceira nos olhos, garganta e nariz; dor de cabeça constante, inchaço e pressão na face do rosto; mudanças comportamentais como irritabilidade, incapacidade de concentração e fadiga; insônia e sonambulismo; sentidos do paladar e olfato reduzidos.

Otites médias e dermatites

As otites (inflamações nos ouvidos) não são desencadeadas pelo contato com alérgenos, mas podem ocorrer devido ao aumento de outras alergias pré-existentes, como as mencionadas acima. Ou seja, conforme as alergias pioram, podem desencadear a inflamação do ouvido.

Além da otite, alguns alérgenos podem desencadear dermatites no rosto e também no canal auditivo, causando coceira, descamação, aumentando a acne e vermelhidão.

E qual é a melhor maneira de se prevenir?

A melhor maneira de se prevenir de alergias é procurar manter a casa sempre limpa e arejada. Desta forma, deixe o sol e o vento entrar nos ambientes de sua casa pelo maior tempo possível. Essa atitude ajuda a manter o equilíbrio entre umidade e ventilação.

Outro ponto importante é procurar manter as roupas de cama, cobertores e mantas sempre limpas. A frequência de substituí-las uma vez por semana é indicada, além de usar produtos de marcas que entregam qualidade.

A Altenburg conta com uma linha de travesseiros, protetor de travesseiro e protetor de colchão ideal para a prevenção de alergias.

Confira mais detalhes no nossa loja online e fique atenta as nossas redes sociais com dicas uteis para a sua qualidade do sono!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Altenburg apresenta coleção Malharia Sem Igual – Vídeo
5 dicas que vão melhorar os seus dias de Inverno
Body Pillow: opção de presente para o Dia dos Namorados
O inverno está chegando! Saiba como será a estação 
1234