Bem viver
15
maio

Por que praticar atividades físicas auxilia a dormir melhor?

Quando a rotina diária atrapalha a qualidade do sono, é preciso pensar em medidas para dormir melhor. As atividades físicas podem ajudar!

Uma noite mal dormida significa um dia todo de cansaço e falta de energia para realizar todas as obrigações necessárias. Se em apenas uma noite o estrago pode ser grande, imagine quando isso torna-se recorrente? A insônia é péssima para a saúde física e mental.

Um dos grandes motivos para isso é, sem dúvida, a quantidade de atividades que desempenhamos todos os dias e a falta de cuidados com o próprio corpo. Essa intensa rotina acaba sendo responsável por problemas como estresse e ansiedade, que atrapalham a qualidade do sono.

Entretanto, embora muitas pessoas não saibam, as atividades físicas podem ajudar e muito a melhorar a qualidade do sono. Você sabe o motivo?

Aposte nos exercícios físicos!

Praticar atividades físicas é uma das principais atitudes que contribuem para uma noite de sono com mais qualidade.

Isso acontece porque, quando praticamos exercícios físicos, nosso corpo pratica a homeostase, que é a estabilidade da qual o organismo necessita para realizar suas funções adequadamente para o equilíbrio do corpo.

Dessa forma, a atividade deixa seu corpo mais cansado e o sono vem de forma natural. Além disso, nosso corpo libera serotonina, hormônio responsável por diminuir os sintomas do estresse e da ansiedade, auxiliando ainda mais na qualidade do sono.

Quais são as atividades físicas mais recomendadas?

Estima-se que praticar 30 minutos de atividades físicas diariamente já é suficiente para auxiliar em sua noite de sono.

São inúmeras as atividades que podem ser feitas, como corrida, ciclismo, natação, futebol e basquete, ou mesmo exercícios de alta intensidade. Além de levantamento de peso, tai chi e yoga, atividades moderadas e caminhada ou aeróbicos, como exercícios leves, também são ótimas pedidas.

A falta de atividade física faz com que o seu corpo não produza os hormônios que listamos anteriormente. Dessa forma, a qualidade do sono é muito menor. Por isso, é extremamente recomendável que a prática de exercícios seja feita regularmente, sempre com acompanhamento médico e todos os cuidados com o corpo, descansos intercalados e alimentação adequada. Esse conjunto de fatores influencia diretamente na qualidade do seu sono.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Quais os melhores exercícios para o corpo e mente na terceira idade?
Você conhece o travesseiro Airflow da Altenburg?
Qual a relação entre a cafeína e o sono?
O que o nosso corpo faz enquanto dormimos?
1234