Bem viver
29
julho

Prós e contras de cada posição de dormir

A maioria das pessoas tem uma posição de dormir preferida na qual passam a maior parte da noite. Mas será que  aposição que você dorme é realmente benéfica para a sua saúde? 

O que muitas pessoas não sabem é que cada posição de dormir vem com seu próprio conjunto de prós e contras e isso desempenha um papel muito importante na nossa saúde e bem-estar.

Pensando nisso, nós resolvemos trazer uma lista com os prós e contras de cada posição de dormir, para você descobrir se a maneira como você dorme faz bem ou não. Confira: 

Prós e contras de cada posição de dormir

Dormir de bruços

Prós

  • Alivia as dificuldades respiratórias, causadas pela apneia do sono, que levam ao ronco;
  • Diminui os sintomas da apneia do sono;
  • Pode ajudar na digestão, uma vez que essa posição permite que seu trato digestivo se estique, podendo aliviar alguns problemas gastrointestinais.

Contras

  • Coloca pressão nas costas, pescoço, ombros e articulações, causando dores e desconfortos musculares e articulares;
  • Pode causar desconforto associado ao refluxo ácido.

Essa é uma posição confortável para quem tem problemas com ronco persistente ou ainda apneia do sono, porém nem sempre os benefícios desta posição podem superar os negativos, pois essa posição acaba colocando muita pressão nos ombros, pescoço, costas e articulações, causando dores nessas regiões. 

Dormir de costas

Prós

  • Cabeça, pescoço e coluna em posição neutra;
  • Alivia o refluxo ácido.

Contras

  • Pode piorar/ajudar no desenvolvimento de ronco e/ou apneia do sono.

Para a maioria das pessoas, a posição de dormir mais benéfica é a de barriga para cima, deitado de costas. Porém, é importante evitar travesseiros em excesso, para não gerar pressão demasiada no pescoço e coluna. Com uma quantidade de travesseiros adequada, ou com o suporte de travesseiro correto,  a coluna fica estabilizada, reduzindo a pressão do dia e gerando um relaxamento muito maior. 

Infelizmente, essa posição é a que mais gera problemas como o ronco e/ou apneia do sono. Isso porquea gravidade faz com que a língua ou os tecidos da garganta entrem em colapso e bloqueiem as vias aéreas.

Dormir de lado 

Prós

  • Alivia o refluxo ácido;
  • Alivia as dificuldades respiratórias que levam ao ronco;
  • Diminui os sintomas da apneia do sono;
  • Auxilia na digestão;
  • Evita dores nas costas e no pescoço.

Contras

  • Dor nas costas e no pescoço, associada à posição fetal deitada de lado.

Dormir de lado é de longe a posição de dormir mais comum. Assim como dormir de costas, essa posição pode ajudar a reduzir o refluxo ácido e, como a  coluna fica alinhada, evita dores nas costas e no pescoço. 

Além disso, dormir de lado tem os mesmos benefícios que dormir de bruços para aqueles com apneia do sono e/ou ronco persistente, pois reduz a obstrução das vias aéreas. Muitos médicos recomendam dormir de lado como uma estratégia para ajudar a melhorar as duas condições.

Porém, dormir de lado em posição fetal (com os joelhos contra o peito) não traz os mesmos benefícios. Na verdade, essa posição pode piorar as dores nas costas e no pescoço já existentes. A posição de dormir fetal pode ser benéfica para pessoas que experimentam períodos menstruais, pois a posição fetal alivia a pressão do abdômen.

Que tal conhecer as melhores opções de travesseiro para te ajudar com as melhores posições de dormir? Acesse nosso site e confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Como mudar a decoração do quarto com roupas de cama
Travesseiros antimicrobianos
Entenda como o travesseiro pode estar relacionado às suas dores de coluna
O que significa cada símbolo de lavagem nos produtos
Como a escolha de uma roupa de cama de qualidade é importante para a saúde
1234