Como o MindFullness pode ajudar você na rotina de trabalho
Conseguir se manter focado em determinada atividade tem sido algo em pauta nesses últimos anos. Pois, além de ser algo prejudicial para a nossa produtividade no trabalho, a falta de foco tem potencializado também problemas psicológicos, como ansiedade e estresse.
Estudos da Microsoft em 2015 mostram que a atenção dos seres humanos diminui a cada ano que passa, e na época já era menor que a de um peixinho dourado – ou seja: conseguimos prestar a atenção por meros 8 segundos de duração. E conforme o estudo, eles acreditam que o grande culpado dessa falta de atenção é a tecnologia em geral.
Para driblar essa realidade, um professor emérito de medicina, Jon Kabut-Zinn, desenvolveu uma prática de meditação chamada MindFulness, que tem ajudado cada vez mais pessoas pelo mundo.
O que é MindFulness?
Em tradução direta, MindFulness significa atenção plena, o que na prática consiste na capacidade de as pessoas em se manterem focadas e conscientes o maior tempo possível.
O termo também envolve aceitação, prestarmos atenção aos nossos pensamentos e sentimentos sem julgá-los, aceitando que existe uma maneira “certa” ou “errada” de pensar ou sentir, em um determinado momento. Quando praticamos a ‘MindFulness’, nossos pensamentos sintonizam com o que estamos sentindo agora, em vez de relembrar o passado ou imaginar o futuro.
Embora tenha suas raízes na meditação budista, uma prática secular de mindfulness entrou no radar das corporações nos últimos anos, em parte, através do trabalho de Jon Kabat-Zinn e seu programa Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR), lançado no ‘University of Massachusetts Medical School’ em 1979.
Desde então, milhares de estudos documentaram os benefícios da atenção plena para a saúde física e mental, em geral. Quais são os benefícios do MindFulness
A técnica de meditação tem sido amplamente utilizada por grandes corporações como a Google e Meta (Facebook), os quais defendem os seguintes benefícios decorrentes da meditação:
Melhora da produtividade
Quando elevamos o nosso foco, todos os objetivos que surgirem serão cumpridos facilmente, elevando a produtividade no trabalho e evitando a procrastinação. Quando mantemos o foco, as pequenas pausas para conversas, olhadinha no celular e cafezinho fora de hora tendem a diminuir.
Menos estresse organizacional
Você sabia que o Brasil é o segundo país com a maior taxa de estresse organizacional? Ou seja, através do MindFulness é possível retardar este número, melhorando assim o âmbito organizacional das empresas e os ânimos inflamados.
Ao reduzir o estresse dos colaboradores se gera um impacto positivo na organização, como também na vida particular das pessoas, que passam a viver de maneira mais calma e serena.
Diminui o número de faltas
Quando uma pessoa não está conseguindo trabalhar bem, ela tende a faltar muito mais por inúmeros motivos. Agora, através da meditação do MindFulness, os trabalhadores passam a gostar mais do ambiente em que trabalham, pois, se estressam menos, melhorando os relacionamentos internos dos colaboradores. O bem-estar das pessoas aumenta e gera vínculos positivos no interior de cada um.
Como aplico o MindFulness no meu dia a dia de trabalho
- comece o dia fazendo uma meditação;
- faça algumas pausas mentais;
- aceite que certas coisas não mudam;
- centralize sua atenção por etapas, uma atividade por vez;
- livre-se de distrações.
Desta forma, você gradualmente passará a mudar a maneira como pensa e os hábitos se tornarão automáticos. Assim que começar a aplicá-los em sua vida, perceberá a evolução mental se intensificando.