Bem viver
8
julho

Como os travesseiros ajudam a prevenir alergias

Quando você está tentando dormir, as alergias podem ser um grande problema para uma noite tranquila de sono. Nariz escorrendo, coceira nos olhos, tosse e espirros podem ser sinais e sintomas de uma reação alérgica. 

Se você sofre de alergias, seu travesseiro pode estar exacerbando sua condição. Muitas vezes, esquecemos que as coisas com as quais interagimos diariamente podem afetar a nossa saúde, neste caso, os nossos travesseiros. 

À medida que você dorme no seu travesseiro todas as noites,  ele pode acumular poeira, mofo, sujeira, óleos e células mortas da sua pele. Essas partículas, quando expostas por longos períodos, podem aumentar suas alergias causando sintomas como coriza, coceira nos olhos, chiado no peito ou ataques de asma. 

No entanto, existem métodos para mitigar os efeitos negativos dos alérgenos em seus travesseiros. 

Principais alergias 

Confira a seguir, algumas das principais alergias causadas pelos alérgenos nos travesseiros.

Rinite alérgica 

Apesar de possuir características hereditárias, é possível que uma pessoa manifeste o distúrbio em qualquer fase da vida. O contato com elementos alérgenos podem ativar gatilhos da doença, causando crises severas. 

Os gatilhos mais comuns são ácaros existentes na poeira doméstica, em especial, nos travesseiros e também por pelos de animais, perfumes, descamação de pele, pólen, mofo, fungos, vírus, bactérias e até mesmo mudanças bruscas de temperatura. 

Os sintomas mais comuns da rinite alérgica são: 

  • Edema da mucosa que leva à obstrução nasal;
  • Coriza;
  • Espirros em sequência;
  • Muita coceira no nariz, garganta, céu-da-boca e nos olhos.

Asma alérgica

Quando a asma é induzida por algum alérgeno é chamada de asma alérgica, e acontece especialmente em crianças. Essa asma acontece após o nosso corpo “categorizar” o alérgeno como uma substância potencialmente hostil, o que faz com que o sistema imunológico produza imunoglobulina (lgE) como modo de defesa. 

O problema disso é que quando produzida em excesso, a lgE pode desencadear uma inflamação nas vias aéreas, ocasionando uma crise ou agravamento da asma. 

Sinusite alérgica

A sinusite alérgica ocorre devido à exposição a alérgenos inalantes como poeira, pólen, fumaça e pelos de animais, que muitas vezes se instalam no interior dos travesseiros. 

Por mais que as pessoas não nasçam com alergias, elas podem desenvolver os sintomas após serem expostas por longos períodos aos alérgenos, como acontece quando dormimos. 

Os sintomas mais comuns de sinusite alérgica são: 

  • Congestão nasal e gotejamento pós-nasal persistente; 
  • Coceira nos olhos, garganta e nariz; 
  • Dor de cabeça constante, inchaço e pressão na face do rosto;
  • Mudanças comportamentais como irritabilidade, incapacidade de concentração e fadiga; 
  • Insônia e sonambulismo;
  • Sentidos do paladar e olfato reduzidos. 

Otites médias e dermatites 

Apesar de que as otites não sejam desencadeadas pelo contato com alérgenos, elas ocorrem devido ao aumento exacerbado de outras alergias pré-existentes, como as já mencionadas acima. Ou seja, conforme as alergias pioram, podem desencadear além dos sintomas próprios, a inflamação do ouvido. 

Além da otite, alguns alérgenos podem desencadear dermatites no rosto e também no canal auditivo, causando coceira, descamação, aumentando a acne e vermelhidão. 

Qual é a melhor maneira de se prevenir 

A melhor maneira de se prevenir de alergias é procurar manter a casa sempre limpa e arejada. Deixar o sol e o vento entrar pelo maior tempo possível, ajuda na questão de umidade e ventilação.

Outro ponto muito importante é procurar manter as roupas de cama, cobertores e mantas sempre limpas, trocando pelo menos 1 vez por semana, além de usar produtos de marcas que entregam qualidade. 

A Altenburg possui uma linha de travesseiros, protetor de travesseiro e protetor de colchão ideal para a prevenção de alergias. A linha Sono & Saúde, entrega produtos com ação antimicrobiana, antialérgica e antiviral, acabando até mesmo com o vírus da Covid-19. 

Ao optar pela linha Sono & Saúde, você não só previne sua família de eventuais alergias, como também garante noites de sono de extrema qualidade. Confira mais detalhes no nosso site.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Dia das Mães para celebrar o aconchego e o bem-estar
Dia do Têxtil – 21 de abril
Altenburg no programa A Tarde É Nossa (SCC/SBT) – Vídeo
Travesseiros tecnológicos: quatro opções para seu bem-estar
1234