Bem viver
17
junho

Como lidar com as doenças respiratórias comuns no inverno?

A chegada do inverno está muito relacionada com o aumento dos casos de doenças respiratórias. Isso se deve ao fato de que no inverno, além das alterações de temperatura, temos uma redução na umidade relativa do ar e aumento da poluição do ar.

Somado a esses fatores, nos dias frios, é comum a permanência das pessoas em ambientes fechados, o que acaba favorecendo a transmissão de doenças.

Alguns cuidados são essenciais para reduzir as chances de contaminação e agravamento das doenças, confira a seguir.

Dicas para lidar com as doenças respiratórias no inverno

Entre as doenças comuns no inverno, podemos citar a gripe, o resfriado, bronquite, rinite alérgica e sinusite. Veja quais cuidados você pode tomar para se ver livre desses problemas.

1. Vacine-se

A prevenção ainda é a melhor alternativa quando falamos de doenças respiratórias. No caso da gripe, causada pelo vírus Influenza, ela vem acompanhada de febre alta, dores de cabeça e no corpo, vias respiratórias congestionadas e garganta inflamada. 

Se não tratada desde o início, a gripe pode evoluir para quadros de infecção mais graves, principalmente nos grupos de risco – crianças, idosos e gestantes. 

2. Mantenha os ambientes ventilados

O contágio por vírus de transmissão respiratória é menor ao ar livre e em ambientes ventilados. Por esse motivo, os especialistas recomendam que, quando possível, as janelas e portas devem ficar abertas, favorecendo a circulação e renovação do ar.

A transmissão de vírus respiratórios têm muito a ver com a quantidade do microorganismo que está no ambiente. Por isso, manter o local ventilado diminui a chance do vírus passar de uma pessoa para outra, permanecer no ar por algumas horas e cair nas superfícies, contaminando mais gente.

3. Hidratação ajuda a prevenir doenças respiratórias no inverno

Entre as recomendações para prevenir as doenças respiratórias de inverno é manter-se sempre hidratado. O inverno pode ser muito seco e, devido a isso, surgem doenças decorrentes do ressecamento das vias aéreas. 

Coloque bacias de água ou toalhas molhadas nos cômodos da casa para umidificar o ambiente. Essa medida evita doenças como bronquite, pneumonia, rinite, alergias etc.

4. Exercite-se regularmente

Atividades aeróbicas, como nadar, correr ou simplesmente andar, ajudam a eliminar toxinas que enfraquecem o sistema respiratório e aumentam a capacidade respiratória. Evite exercícios físicos ao ar livre em dias muito frios e secos.

5. Mantenha as roupas de cama sempre limpas

Alergistas e esteticistas dizem que a troca de lençóis e fronhas é imprescindível, já que durante o sono ocorre acúmulo de bactérias, suor e ácaros. Todas essas células mortas acumuladas podem causar problemas respiratórios.

Por isso, trocar as roupas de cama com frequência é fundamental para evitar doenças respiratórias, principalmente a rinite. O ideal é que as peças sejam trocadas pelo menos uma vez por semana. 

5. Utilize travesseiros antialérgicos

Quem possui asma e rinite alérgica deve ter especial cuidado em relação ao uso dos travesseiros. O Travesseiro Sono e Saúde da Altenburg é ideal para quem sofre com esse tipo de problema. O produto conta com revestimento em percal 180 fios, 100% algodão, e recheio composto por fibra de poliéster siliconizada com ação antimicrobiana, que elimina fungos, ácaros e bactérias.

O produto é a solução completa para uma noite de sono tranquila e saudável. Indicado para quem dorme de lado, o travesseiro possui suporte firme, garantindo maior apoio para a cabeça, ajudando a manter a postura correta durante o sono.

Quer saber mais detalhes sobre o Travesseiro Sono e Saúde da Altenburg? Acesse a nossa loja online e confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


casa aconchegante
Como deixar a casa mais aconchegante no inverno?
Como identificar a qualidade de produto de cama e banho pela internet?
Conheça os benefícios das fronhas de seda Mulberry
Altenburg lança loja exclusiva para a marca Haus
1234