Bem viver
18
maio

Confira os erros mais comuns na decoração da sua casa

Ao longo do tempo a decoração mudou bastante. O que antigamente era considerado um crime, muitas vezes caiu no gosto da população em geral. Isso é normal, afinal de contas o mundo está constantemente mudando, especialmente algo tão subjetivo como o homedecor. 

Ainda que não exista uma listinha de regras fixas sobre a decoração da sua casa, alguns erros podem – e devem – ser evitados para garantir a beleza, fluidez e conforto do seu lar. Se você está pensando em repaginar sua casa ou fazer pequenas mudanças, confira alguns erros e descubra como evitá-los.

Falta de planejamento

O primeiro erro mais comum cometido por muitos que querem decorar sua casa é a falta de planejamento. É necessário optar por uma linha de design que servirá de inspiração para, só então, escolher os objetos. 

Além disso, uma decoração bem-feita precisa se basear na disposição do espaço que você tem disponível. Por isso, durante o planejamento, é necessário realizar as medidas dos cômodos, móveis, quadros e outras peças. Isso evita um ambiente carregado e pouco confortável, que deixa transparecer que não foi pensado com cuidado.

Cuidado com pendentes e lustres

Segundo as profissionais, um dos equívocos mais comuns na hora de decorar está na iluminação do ambiente, que deve ser definida com cautela. Quando falamos de lustres sobre uma mesa de jantar, por exemplo, devemos avaliar o tamanho do mobiliário e também do pé-direito. Assim a peça não se torna um incômodo estético, evitando também que a incidência de luz seja incômoda e sem ofuscar o espaço em demasia.

Escolher a cor da parede antes de comprar os móveis

Este é um erro muito comum que pode ser evitado. Pense só: existe uma infinidade de cores de tinta, então é mais fácil combinar a cor da parede com o sofá do que o contrário. Como evitar: Planeje como quer os móveis, tecidos e itens decorativos, e depois encontre uma cor que complemente o ambiente.

Ignorar as proporções dos ambientes 

Imagine o seguinte cenário: você comprou um sofá m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o pela internet e só depois da entrega é que você descobriu que ele não cabe na sua sala. Uma baita dor de cabeça, não é mesmo? Por sorte, essa situação pode ser evitada!

O “olhômetro”  pode funcionar em diversos momentos, mas não quando o assunto é decorar o seu lar, uma vez que cada centímetro faz toda a diferença (literalmente). Desta forma, para evitar este erro na decoração da sua casa nunca ignore as proporções dos seus ambientes e sempre (sempre mesmo) use uma trena para medir cada cômodo. 

O pessoal de humanas não precisa ficar preocupado porque a trena é super fácil de usar e com o tempo vai se tornar um hábito para você também. 

Usar pouca ou muita iluminação

Poucos de nós lembramos da iluminação na hora de decorar, mas esse é um elemento essencial e influencia diretamente no resultado que gostaríamos de ter. 

Um dos erros mais comuns é usar lâmpadas em excesso ou iluminação insuficiente, além da falta de conforto, a iluminação errada pode diminuir a sensação de espaço ou destacar elementos errados.

Como evitar esse erro? Não se limite apenas à iluminação direta e considere outros formatos decorativos, como abajures para aquecer o ambiente.  Espalhe pontos de iluminação que darão destaque a outros objetos como quadros e enfeites. 

Gostou das dicas? Continue acompanhando nosso blog e aproveite mais conteúdos como este.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Como mudar a decoração do quarto com roupas de cama
Travesseiros antimicrobianos
Entenda como o travesseiro pode estar relacionado às suas dores de coluna
O que significa cada símbolo de lavagem nos produtos
Como a escolha de uma roupa de cama de qualidade é importante para a saúde
1234