Bem viver
6
maio

Como estabelecer uma conexão saudável e afetiva com os filhos

O relacionamento entre mães e filhos impacta, de maneira direta, no desenvolvimento das crianças. Esse vínculo começa a ser construído já no período da gestação, sendo um dos maiores responsáveis pela formação da identidade e do equilíbrio futuro nas esferas física, intelectual, emocional e psicológica dos indivíduos.

Como surgem dúvidas e dificuldades ao longo desse caminho, preparamos este artigo para explicar por que é tão importante estabelecer uma conexão saudável e afetiva com os filhos. 

Dicas para estabelecer uma conexão saudável com os filhos

Dialogue

Manter o diálogo aberto é um ponto crucial para o sucesso de qualquer relacionamento. Com os filhos adolescentes, isso não é diferente. Por meio de uma boa comunicação, os vínculos são fortalecidos e ambas as partes têm a oportunidade de entender melhor o outro.

É verdade que muitos adolescentes acabam se fechando nessa etapa da vida, o que dificulta o diálogo entre família. Porém, os pais devem buscar sempre uma forma de conversar com eles. Veja qual forma de abordagem dá mais certo com seu filho e invista nela.

Acompanhe as atividades escolares

Logo cedo, a escola se torna uma das principais partes do dia a dia das crianças. Por isso, para participar de verdade da vida dos filhos,  acompanhá-los nas atividades escolares é essencial. 

E isso vai muito além de perguntar como foi o dia na escola: ajudar nas lições de casa, saber o que a criança está aprendendo, conhecer quem são seus amigos, perguntar o que acha dos professores, participar das reuniões e eventos em datas especiais.

Essa proximidade é importante até para que a família reconheça quando a criança tem alguma dificuldade de aprendizado ou de socialização.

Brinquem juntos

Quando você brinca com seu filho pequeno e faz bagunça com ele, o corpo da criança vai liberar endorfinas e a oxitocina, o que dá a sensação de bem-estar e ajuda a criar laços estreitos entre vocês dois. 

Crie situações diárias que envolvam o riso e a diversão, assim se filho vai crescer com menos ansiedade e se sentindo conectado com você. Aposte em brincadeiras que o ajudem a criar valores sobre cooperação e liderança.

Evite críticas destrutivas e faça mais elogios 

Ao passo que as críticas destrutivas minam a autoconfiança dos filhos, os elogios fortalecem a autoestima, tornando-os mais seguros, espontâneos e criativos.

Dê liberdade de escolha 

Permitir que os filhos se expressem livremente e descubram, por si mesmos, quais são os seus gostos e interesses favorece a constituição de uma personalidade autônoma. No entanto, é sempre bom lembrá-los de que a liberdade vem acompanhada da responsabilidade.

Leia para a criança antes de dormir

A hora de dormir é perfeita para se aconchegar com os pequenos na cama e vocês podem aproveitar muito mais esse momento lendo um livro juntos. Estudos mostram que ler para uma criança ajuda a fortalecer os vínculos afetivos entre ela e quem lê.

Os filhos se sentem muito especiais quando o pai se dedica inteiramente a elas durante a leitura, principalmente quando não ele não está perto durante o dia. Criar hábito da leitura é ótimo tanto para o desenvolvimento da criança como para fortalecer os vínculos do pai com ela.

E para te ajudar a criar o hábito da leitura com seus filhos, a Altenburg possui o Kit Infantil Ayni. Muito além de ser apenas um item para a cama dos pequenos, o kit Ayni possui um propósito maior: ensinar para as crianças princípios como respeito, amor pela natureza e trabalho em equipe, de uma forma lúdica e cheia de conforto. A estampa é fosforescente que brilha no escuro e o produto acompanha livro ilustrativo com a história dos personagens da estampa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Dia das Mães: presenteie quem sempre cuidou de você!
8 atividades físicas para combater o estresse e a ansiedade
Dia das Mães para celebrar o aconchego e o bem-estar
Dia do Têxtil – 21 de abril
1234