Bem viver
1
abril

Benefícios da meditação durante e após a gravidez

Um método milenar – a meditação – é um recurso eficaz e sem contraindicações que ajuda a tranquilizar a mente. Para as grávidas, é uma ótima ferramenta que ajuda a controlar a ansiedade durante toda a fase de gestação. Inclusive, as mudanças físicas e as expectativas em relação ao futuro podem gerar esse sentimento nas futuras mamães. 

Além dos numerosos benefícios que traz para a saúde da grávida e do bebê, esta prática não tem efeitos secundários ou resultados negativos durante a gestação. Como dizem por aí, “não custa nada tentar”. 

Aliás, a meditação durante a gestação pode ser uma forma de reconectar o corpo e a mente, fazendo com que a gravidez seja mais tranquila, diminuindo as chances de depressão e ansiedade pós-parto.

Quais são os benefícios da meditação na gravidez?

Um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo e publicado pela Revista Crescer aponta os efeitos da meditação durante a gestação. Um total de 169 gestantes foram analisadas, sendo que 30 delas foram estudadas durante o segundo e terceiro semestre da gestação.

Após serem avaliadas em seus níveis de ansiedade, depressão e bem-estar, foram divididas em dois grupos. O primeiro grupo seguiu com práticas meditativas regulares, enquanto o outro, não.

O resultado revelou que as gestantes que não meditaram ficaram mais preocupadas e ansiosas. As mulheres também foram avaliadas no aspecto físico. As gestantes que meditaram tiveram menos tensões musculares.

De acordo com o autor do estudo, médico ginecologista e obstetra dr. Roberto Cardoso, meditar é ainda mais importante no início e no fim da gestação, quando a gestante apresenta maior ansiedade e alguns medicamentos não podem ser administrados. Assim, a mulher pode relaxar e até receber o momento do parto com maior tranquilidade.

Confira mais alguns benefícios que a meditação na gravidez pode trazer:

  • Dormir melhor
  • Conectar-se ao próprio corpo e às mudanças que está enfrentando
  • Alívio da ansiedade e do estresse
  • Paz de espírito
  • Alívio da tensão
  • Preparação para o trabalho de parto
  • Menor risco de depressão pós-parto
  • Alívio da insônia e fadiga
  • Alívio do medo do parto 

Bebês também são beneficiados

Para os bebês, os efeitos também são muito positivos. Meditar durante a gestação auxilia no desenvolvimento pleno do sistema nervoso do feto. As chances de a criança desenvolver distúrbios como déficit de atenção, depressão e até mesmo autismo também diminuem com a prática. 

Dicas para meditação na gravidez

Encontre uma posição, sentada ou deitada, que for cômoda para você. Primeiro, certifique-se de ir ao banheiro e de beber água, não há nada como o mal-estar físico para atrapalhar uma sessão de meditação.

Tente destinar este tempo na mesma hora de cada dia. Isto ajudará você a manter um padrão regular e evitará que outras tarefas a envolvam e se apoderem desde tempo.

Encontre um lugar tranquilo e livre de distrações. Estabeleça uma área de descanso ou um lugar onde você possa se deitar e estar muito cômoda. Lembre-se, o objetivo da meditação não é dormir, mas chegar a um estado de relaxamento profundo e de paz.

Seja paciente quando você estiver aprendendo a meditar. Como qualquer coisa nova, acostumar-se pode levar algumas semanas.

É possível que quando você estiver meditando, sinta que o seu bebê se mexa. Em um dia agitado, esta pode ser a primeira vez na que você seja realmente consciente dos movimentos do seu bebê. Coloque a sua mão sobre a sua barriga e tente sentir a conexão entre o seu cérebro, a sua mão e o seu bebê.

Feche os olhos durante as suas sessões de meditação, isto ajudará a bloquear qualquer estímulo externo e minimizar as distrações.

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