Bem viver
25
março

Persianas: dicas para acertar na escolha

Um grande aliado das construções modernas que empregam bastantes áreas envidraçadas são cortinas e persianas que além de controlar a luminosidade e a privacidade, podem ser utilizadas para separar ambientes.

Elas vestem as janelas e fazem toda a diferença na decoração. Produzidas com tecidos tecnológicos que unem beleza e funcionalidade, diversos modelos de cortinas e persianas colaboram para a redução da entrada de calor no ambiente, protegem móveis e revestimentos da radiação solar, reduzem ruídos externos, inibem o acúmulo de poeira, entre outras vantagens.

Vai comprar cortinas e persianas e está em dúvida? Confira nossas dicas para escolher a melhor opção para seu ambiente!

Dicas para acertar na escolha das suas cortinas e persianas

Comece pelas medidas

Qual é a medida ideal das persianas escolhidas para cada espaço da sua casa? Depende do local onde a peça será instalada. Se a persiana for instalada no vão da parede, deve ter o tamanho exato da abertura.

Se a instalação não for feita no vão, a largura deve ultrapassar os limites da janela. Nesse caso é preciso adicionar 10 cm de cada lado, assim como na parte de cima e na de baixo. Caso a sua casa seja muito ensolarada, o ideal é adicionar 20 cm de cada lado.

O comprimento da persiana também varia de acordo com o local onde será instalada. Em locais como o quarto do casal, a sala de estar e a sala de jantar, é preciso que a persiana chegue até o chão, o que torna o ambiente mais sofisticado.

Qual será o modelo?

Além de proteger as janelas contra a luminosidade excessiva e as correntes de ar, as persianas têm um potencial decorativo enorme e apresentam uma gama extensa de tipos, modelos, cores, estampas, materiais e estilos.

Persianas em PVC

Este é o modelo mais comum de persianas. O material em PVC é simples de limpar e essa opção é recomendada para locais que exigem mais praticidade. Muito comum em projetos corporativos.

Persianas em alumínio

Este é um modelo tão prático quanto a de PVC. Muito comum em projetos corporativos, as persianas em alumínio também ganham espaço em projetos residenciais, especialmente em cozinhas.

Persianas em madeira

Persianas em madeira é o modelo mais sofisticado, são indicadas para dormitórios. É importante verificar a qualidade da madeira.

Persianas em bambu

Estas são muito utilizadas em ambientes mais ‘descolados’, conferem ao ambiente leveza e são ecologicamente corretas.

Persianas verticais

As persianas verticais são perfeitas para o controle de incidência de luz no ambiente. Pode ser de PVC ou tecido.

Persianas blackout ou de rolo

Este modelo é o mais indicado para bloquear a entrada da luz, conferem privacidade e conforto, além de controle térmico e acústico.

Persianas em painel

As persianas em painel são as mais indicadas para ambientes com grandes janelas de vidro. É perfeita para escurecer o espaço. Geralmente vão do teto até o chão.

Combine com o restante da decoração

Procure combiná-las com o resto da decoração, por exemplo, se o cômodo possuir muitos detalhes em madeira, opte por uma persiana do mesmo material, mas se o ambiente for mais moderno, as de bambu cairão muito bem e se a decoração for mais clássica, tecidos serão uma ótima escolha.

Você ainda pode colocar uma cortina sobre a persiana para criar uma sensação de aconchego maior ainda. Para isso é necessário tomar cuidado com a escolha dos tons que serão combinados.

O ideal é que as cores conversem entre si. Isso é fundamental para não deixar a impressão de que esses elementos estão competindo por atenção individualmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Dia das Mães: presenteie quem sempre cuidou de você!
8 atividades físicas para combater o estresse e a ansiedade
Dia das Mães para celebrar o aconchego e o bem-estar
Dia do Têxtil – 21 de abril
1234