Bem viver
18
março

Luz natural: 5 formas de aproveitar melhor em casa

A luz natural é uma ótima forma de poupar energia e deixar o ambiente mais arejado e iluminado. Além de ser gratuita, nos faz bem e deixa o ambiente muito mais aconchegante. E economizar energia é algo que temos que fazer diariamente, pois o bolso agradece.

Inclusive, as vantagens de aproveitar a luz natural são inegáveis: faz bem para o corpo e para a mente, dá todo um charme a mais para a decoração, além de ainda ser ótimo para o bolso! Como soluções econômicas e benefícios para a saúde são sempre bem-vindos, deixar os raios de sol entrarem em casa é, de fato, uma excelente escolha.

Mas para que seus dias tenham mais luz natural e seu bolso não sofra com conta de energia, nós vamos lhe ensinar alguns truques para aproveitar a luz natural e economizar energia. Confira!

1. Prefira cortinas translúcidas para a luz natural entrar

Para um ambiente que necessita de maior privacidade e de controle da entrada de luz natural, prefira utilizar cortinas translúcidas. No caso de salas e quartos mais escuros, as cortinas black out podem ser uma boa opção. Ainda assim, temos o modelo persiana, que permite o controle estratégico da entrada de iluminação solar. Para que o ambiente fique com aspecto agradável, procure optar pelos tons mais claros.

2. Opte por janelas e portas de vidro 

Os vidros agregam sofisticação e modernidade a sua casa, sendo também bons aliados da entrada de luz dos ambientes. As janelas, portas e divisórias são ótimas opções para deixar a sua casa mais clara, mas como nem dentro de casa estamos livres da ação dos raios ultravioletas, é importante aumentar a proteção no ambiente interno.

Uma excelente alternativa nesse sentido é apostar em películas de proteção, que não alteram a aparência do vidro e são disponibilizadas em diferentes tonalidades. Fique atento, é importante que a película seja durável e tenha procedência confiável.

3. Distribua os móveis corretamente

Ter móveis bem projetados não significa, necessariamente, que você deseja usar os móveis planejados em toda a casa. Em vez disso, você precisa pensar cuidadosamente no layout e na organização de cada sala. Por exemplo, isso pode impedir que estantes de livros muito altas bloqueiem acidentalmente a luz natural de entrar na sala ou que armários profundos bloqueiem a luz em salas muito pequenas.

4. Acrescente espelhos

Fazer uso de espelhos dentro dos ambientes contribui (e muito) para a eficiência da luz natural. Para isso, no entanto, eles precisam ser instalados em pontos estratégicos. Evite posicionar espelhos na direção de onde os raios de sol entram, por exemplo, porque a alta reflexão que a superfície espelhada proporciona pode causar incômodo visual e até mesmo problemas de concentração de calor em certos pontos do espaço, prejudicando os materiais e o conforto térmico.

O ideal é que os espelhos sejam instalados de forma a dispersar a luz natural indireta que entra no espaço. O efeito é impressionante: não só traz aconchego como ainda reforça a sensação de amplitude do ambiente.

5. Opte por cores claras para decorar o ambiente

Para aqueles que desejam usar a luz natural em casa, cores mais brilhantes e mais neutras são a melhor escolha. Por exemplo, paredes pintadas de branco refletem a luz solar mais do que outras cores, proporcionando um espaço mais claro e amplo. Cores mais escuras absorvem a luz, tornando o ambiente mais escuro e dando a impressão de que ele é menor.

Essas são as nossas principais dicas de como aproveitar a luz natural em casa. Se você estiver de mudança, procure por imóveis que favoreçam a entrada da luz solar durante a maior parte do dia. Em imóveis na planta, converse com a construtora sobre a possibilidade de adaptar os cômodos para facilitar a entrada da luz. Assim, você poderá aproveitar ao máximo todos os benefícios de uma casa com bastante iluminação natural.

Gostou das nossas dicas? Então, continue acompanhando nosso blog para ter conteúdos como este!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Dia das Mães para celebrar o aconchego e o bem-estar
Dia do Têxtil – 21 de abril
Altenburg no programa A Tarde É Nossa (SCC/SBT) – Vídeo
Travesseiros tecnológicos: quatro opções para seu bem-estar
1234