Bem viver
14
março

4 dicas para ajudar a criança a dormir sozinha no seu quarto

Algo muito comum nas famílias que possuem filhos pequenos, é o fato de estes dormirem na cama dos pais. Geralmente, o hábito de colocar a criança para dormir com os pais se inicia após o nascimento, quando o bebê ainda precisa de monitoramento mais próximo, sobretudo no período noturno.

Mas, sabemos que lugar de criança é na cama dela e no quarto dela. E essa atitude deve começar desde cedo, ainda bebê. Parece um sonho? Se o seu filho teima em dormir no meio do casal, pare agora, antes que o sonho vire um pesadelo. Quanto mais tempo a criança dormir com os pais, mais difícil será tirar esse costume.

Como fazer a criança dormir sozinha no seu quarto?

A transição pode parecer difícil, uma vez que tirar a criança da cama dos pais, ou até mesmo do berço no mesmo quarto e passar para um quarto individual parece mais uma dolorosa “separação”. 

Como fazer seu filho dormir sozinho no quarto, sem que essa transição seja sofrida para os pais e o pequeno? Confira as dicas a seguir e comece a aplicar agora mesmo.

1. Elimine as distrações horas antes de dormir

Usar o celular e assistir muito à TV antes de dormir sozinha afeta a qualidade do sono, os hormônios e desenvolvimento infantil. Segundo uma pesquisa do King’s College, de Londres, reuniu dados de 125.198 crianças e adolescentes entre 6 e 19 anos de idade, crianças que têm acesso a eletrônicos, como celulares e tablets, na hora de dormir sozinha, estão sujeitas a desenvolver uma série de problemas de comportamento e de saúde.

Assim sendo, limite o uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir sozinha e remova televisões, computadores e outros aparelhos eletrônicos do quarto do seu filho para induzir o sono. O ideal é estimular o sono para que o pequeno adormeça sem nem mesmo sentir – facilitando toda a transição do quarto dos pais.

2. Estimule a criança a pegar no sono sozinha

Quando seu filho conseguir dormir uma noite sozinho, informe-o de que está orgulhoso dele. Faça um lanche comemorativo ou um café da manhã diferente. Isso pode fornecer um incentivo para fazê-lo novamente até que se torne um hábito. 

Você também pode dizer que ele é corajoso e que dormirá sozinho novamente, fazendo com que ela sinta orgulho de si mesmo, estimulando a criança a continuar com essa atitude.

3. Sem pressão

A hora de dormir é um momento de paz e relaxamento, e se vocês optaram por fazer essa transição de camas e isso ainda não foi muito bem aceito pela criança, faça tudo com calma e carinho. 

Nos primeiros dias tudo será muito novo, por isso um dos pais pode ficar no quarto da criança até que ela adormeça – mas não faça nada escondido! Converse antes com ela, diga que ela terá que dormir sozinha no quarto dela e que você ficará com ela até ela adormecer. Do contrário, ela vai tomar um susto ao acordar e se ver sozinha naquele ambiente, gerando insegurança e ainda mais dificuldade no processo.

4. Crie uma rotina

É muito importante, para as crianças, ter uma rotina estabelecida, para que saibam que é hora de dormir. Portanto, crie um ritual diário: tomar um banho morninho, vestir o pijama, tomar um leite morno e escovar os dentes, por exemplo, são hábitos que contribuem para as crianças se sentirem mais seguras antes de dormir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Travesseiros tecnológicos: quatro opções para seu bem-estar
Como se fala Altenburg – Vídeo
Confira dicas para se manter saudável no Outono
Travesseiros Altenburg indicados para sua posição de dormir
1234