Bem viver
11
março

Ecodesign: como aplicar na sua casa e ser mais sustentável

Atualmente, investir em sustentabilidade está em alta. Principalmente porque ajuda a preservar o meio ambiente. No entanto, ter uma casa sustentável parece algo fora da realidade ou muito caro de conseguir? Na verdade, isso é algo equivocado! Ser ecologicamente comprometido, aplicar o ecodesign na sua casa e colaborar com o meio ambiente é algo bem fácil, que está ao seu alcance.

Aliás, você pode decorar sua casa com uma abordagem sustentável e ecológica, enquanto preenche com seu estilo pessoal, beleza e qualidade. Um lar bem decorado deve envolver aqueles que vivem nele e melhorar sua felicidade, saúde e bem-estar.

Inclusive, não há um estilo único para decoração sustentável. A ideia não é criar uma aparência particular, mas pensar no ecodesign na sua casa de uma forma que garanta um impacto baixo ao meio ambiente e uma casa mais saudável para a família.

No Ecodesign, preza-se por materiais de maior durabilidade para diminuir a geração de resíduos no planeta. Ou seja, para o ecodesign na sua casa, os materiais devem ser feitos para garantir o maior tempo de uso possível para não se tornarem obsoletos antes do tempo. Isso ajuda também a diminuir o potencial consumismo nas pessoas e permite que os materiais sejam transferidos, possuindo uma vida útil muito maior.

Como aplicar ecodesign na sua casa

Quer saber como aplicar na sua casa? Confira nossas dicas a seguir e tenha uma casa mais sustentável também.

1. Reduza o consumo de água e energia

Para começar, o básico: tenha como meta economizar energia e água. O seu consumo se reflete diretamente nelas, e acompanhar os gastos mês a mês é um bom parâmetro para saber se você está sendo econômico ou não. Existem diversos pequenos cuidados para conseguir economizar esses recursos sem muito esforço.

2. Reutilize o que você já tem

Para ter uma decoração sustentável e aplicar o ecodesign na sua casa, aposte na qualidade e na funcionalidade dos móveis planejados, pois isso vai permitir que eles durem muitos anos e que você possa reutilizá-los em variadas configurações. Então, na hora de escolher um fornecedor, priorize os que são reconhecidos pela tradição.

3. Escolha por materiais que garantam menos impacto ambiental

Ao aplicar ecodesign na sua casa, é fundamental saber sobre a procedência dos materiais. E prefere-se aqueles que garantam menos impacto ambiental para o planeta. Para isso, a escolha dos itens da casa como móveis, eletrônicos e eletrodomésticos devem ser comprados apenas de fabricantes que garantem a procedência e qualidade dos materiais. 

Os fabricantes devem se preocupar com a emissão de resíduos e com o descarte adequado do lixo, sendo, dessa forma, os preferidos no ecodesign na sua casa.

4. Mantenha plantas nos ambientes

As plantas são os grandes heróis na tarefa de purificar o ar. Isso porque elas consomem gás carbônico durante a fotossíntese e liberam oxigênio. Portanto, tê-las por perto é sempre de grande ajuda. Procure por plantas que suportem ambientes fechados ou luz indireta, como:

  • antúrios;
  • begônias;
  • samambaias;
  • espada-de-são-jorge;
  • bambu mossô;
  • ráfias;
  • palmeiras-leque (licuala);
  • jibóia;
  • lírio da paz etc.

5. Utilize lâmpadas de LED

A lâmpada de LED é a que tem menor consumo de energia. Enquanto ela gasta cerca de 7W de potência, a incandescente consome 60W, e a fluorescente, 15W. Em termos de preço, a de LED pode ser mais cara, mas vale a pena investir nela para ter uma casa sustentável. Além disso, a durabilidade do LED é grande e, com o tempo, você pode compensar o investimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Travesseiros Altenburg indicados para sua posição de dormir
Saiba como buscar o equilíbrio do sono com o travesseiro Conecta
Confira dicas de cuidado com a pele no Outono
Travesseiro Conecta: noites de sono com cuidado e saúde
1234