Bem viver
5
fevereiro

Ecodesign: entenda o conceito e aplique na sua casa

Em um mundo em que a população cresce a cada dia, o velho paradigma de comprar-usar-descartar da economia linear ficou obsoleto e nos leva a um futuro incerto. Neste contexto é que nasce o ecodesign, produtos sustentáveis que incluem critérios ecológicos em todas as suas fases: concepção, desenvolvimento, transporte e reciclagem. 

Definição de Ecodesign 

O Ministério do Meio Ambiente define como ecodesign todo processo que contempla aspectos ambientais em que o objetivo principal é projetar ambientes, desenvolver produtos e executar serviços que de alguma maneira irão reduzir o uso dos recursos não renováveis ou ainda minimizar o impacto ambiental durante seu ciclo de vida. Em outras palavras, o conceito é aplicado para reduzir a geração de resíduo e economizar custos de disposição final. 

Ou seja, o Ecodesign ou Design for Environment (DfE) é um conjunto de técnicas e estratégias ecoambientais que promovem ao manejo consciente dos recursos naturais e não renováveis, em cada etapa da prestação de algum serviço ou elaboração de produtos, considerando fatores ambientais com o mesmo pé de igualdade de aspectos estéticos e econômicos. Portanto, o ecodesign visa amenizar os impactos decorrentes da exploração desenfreada do meio ambiente, aliando prioridades humanas e relações de negócios. 

Materiais com durabilidade, um dos pilares do Ecodesign 

No Ecodesign, preza-se por materiais de maior durabilidade para diminuir a geração de resíduos no planeta. Ou seja, para o Ecodesign os materiais devem ser feitos para garantir o maior tempo de uso possível para não se tornarem obsoletos antes do tempo. Isso ajuda também a diminuir o potencial consumismo nas pessoas e permite que os materiais sejam transferidos, possuindo uma vida útil muito maior.

 

Características do ecodesign

Por mais que o ecodesign possa englobar inúmeras ações e envolver diversos agentes no mercado, ele sempre deve ser guiado por seus princípios básicos, que são: 

  • Uso de materiais com impacto ambiental reduzido, que devem ser advindos de métodos sustentáveis de produção, ser menos poluentes, demandar menos energia para fabricação e, de preferência, ser de origem reciclável;
  • Busca pela eficiência energética, em que as fábricas e outros agentes produtivos devem consumir menos energia ou priorizar fontes menos nocivas ao ambiente, como a elétrica;
  • Priorização da durabilidade e da qualidade, para que os itens produzidos tenham uma vida-útil maior e possam funcionar por mais tempo, garantindo que menos lixo seja gerado;
  • Preferência pela modularidade, em que as mercadorias sejam compostas por peças de fácil reposição, que podem ser trocadas facilmente em caso de defeito e evitam que o produto tenha que ser substituído;
  • Foco no reaproveitamento e na reutilização, que diz respeito à construção de objetos a partir do reuso de materiais de outros ou no planejamento para que esses insumos possam ser reaproveitados após a vida útil do produto, garantindo uma cadeia circular e sustentável.  

O que é design sustentável

O objetivo do design sustentável é gerar uma sociedade voltada à sustentabilidade tanto ambiental quanto social. Isso significa que o conceito é mais abrangente que o de ecodesign porque considera também preocupações sociais e econômicas ligadas a um produto ou serviço.

Portanto, o ecodesign é uma etapa necessária para o design sustentável. Ao ampliar o foco para além do produto ou do serviço, o design sustentável cuida também das pessoas influenciadas por todas as etapas, da produção ao descarte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Travesseiros tecnológicos: quatro opções para seu bem-estar
Como se fala Altenburg – Vídeo
Confira dicas para se manter saudável no Outono
Travesseiros Altenburg indicados para sua posição de dormir
1234