Bem viver
17
janeiro

Como deixar sua casa funcional?

Sua casa é funcional? Se você não sabe o que é isso, é bem possível que não e, nesse caso, talvez você precise ser apresentado a esse conceito. Não é nada complicado, um ambiente funcional é simplesmente aquele que facilita a praticidade no dia a dia. Seja qual for o estilo de seu imóvel, é fundamental ter uma casa funcional, que junte a praticidade e o design do jeito que você precisa e merece.

Aliás, um lar que proporciona soluções para facilitar a rotina no dia a dia é o desejo de muitos moradores. Tudo isso pode ser resolvido comprando os móveis certos ou mandando fazer algo personalizado.

Uma casa funcional combinada com uma  decoração aconchegante e agradável faz toda a diferença no ambiente. Se você está procurando dicas para um novo cômodo ou até mesmo dar aquela repaginada para tornar o ambiente mais funcional e que satisfaça suas necessidades, está no lugar certo!  Confira a seguir.

Analise os hábitos da casa

Essa é a dica mais importante de todas e vai influenciar na aplicação de todas as outras para deixar a casa funcional. Não adianta planejar mudanças para tornar a sala de jantar mais funcional, se na verdade, você e sua família fazem a maior parte das refeições na cozinha.

Por isso, antes de começar a pensar no que mudar, é fundamental pensar nas suas necessidades e no que facilitaria a sua vida. Vale fazer uma lista de como é um dia comum na sua casa e perguntar para cada pessoa o que ela acha que faz falta. 

Após avaliar a rotina, pense nos móveis e acessórios que fazem parte dela. Seu sofá é confortável? Você tem uma mesa e uma cadeira ergonômicas para trabalhar? Quando chega, tem um lugar onde colocar as chaves e a bolsa? Se alguma das respostas for não, pode ser uma boa ideia começar por aí.

Utilize espelhos

Utilizar espelhos no ambiente dá a sensação de amplitude e pode deixar seu espaço mais funcional, pois se colocado em pontos estratégicos pode trazer mais luz natural para o cômodo. Além disso, ele também ajuda a economizar o uso de luz artificial, trazendo economia e praticidade.

Mantenha a organização

Seja qual for o cômodo da casa, é mais que fundamental cuidar da organização para uma casa funcional. Na cozinha, comece limpando toda a área e separando o que vai ser mantido ali ou em outras áreas, como lavanderia e despensa. A partir disso, separe os itens por categorias, como panelas e frigideiras, potes e plásticos, talheres e espátulas, e assim por diante. 

Também faça a separação dos ingredientes e embalagens, colocando em cima o que você utiliza com mais frequência, como sal, açúcar, arroz e farinha. Para deixar tudo bem organizado, invista em separadores e organizadores, ou coloque a mão na massa e faça você mesmo!

Invista em itens multifuncionais

Sofá-cama, estante que vira mesa, cama com baú para guardar sapatos e outros móveis com mais de uma função têm tudo a ver com a funcionalidade, especialmente se você vive em uma casa ou apartamento com espaço reduzido.

Aproveite cantinhos

Cada espaço da casa deve ser aproveitado quando se quer uma casa funcional! Esconda gavetas e prateleiras em paredes com painéis, coloque a lavanderia embaixo da escada ou faça nichos rasos nas paredes do banheiro. Seja criativo e decore até mesmo os cantos dos ambientes – veja mais em nossa matéria sobre o assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Dia da Toalha: como conservar melhor a peça
Conservação de enxovais para hotéis
Hoteltex é a marca da Altenburg para o mercado de Hotelaria
Confira os erros mais comuns na decoração da sua casa
1234