Bem viver
12
janeiro

O que considerar ao escolher o travesseiro

Uma boa noite de sono depende de muitos fatores como um bom colchão, roupas de cama confortáveis e até mesmo o travesseiro correto. Esse objeto está longe de ser apenas um acessório na hora de dormir, pois além de proporcionar conforto, é capaz de manter a coluna cervical alinhada, o relaxamento muscular e auxiliar no bom funcionamento da circulação sanguínea.  

Alguns fatores como o material, altura e até sua posição ao dormir, fazem toda a diferença na hora de escolher um travesseiro que favoreça sua postura e o relaxamento na hora de dormir. Confira nossas dicas para escolher o seu e garantir sonos mais tranquilos e agradáveis em suas noites.

O que avaliar ao escolher o travesseiro?

Além da altura recomendada, os materiais utilizados fazem grande diferença. Confira:

  • Posição ao dormir: o primeiro passo é identificar a posição em que você se sente mais confortável para o sono. O travesseiro deve preencher completamente o espaço entre a cabeça e o colchão, mantendo a coluna cervical alinhada com o tronco. Um bom teste é deitar-se com o travesseiro e verificar se o pescoço está certinho: se estiver voltado para cima ou para baixo, escolha outro modelo;
  • Altura: ela deve ser equilibrada conforme o tamanho do indivíduo, seu peso e a posição em que dorme. Mas, dependendo do material de enchimento, podem haver variações;
  • Tamanho: deve ser o mesmo da distância dos ombros à base do pescoço, quando a pessoa estiver com o peso da cabeça apoiado sobre ele, especialmente se dormir de lado; 
  • Matéria-prima: os recheios menos densos tendem a ser macios demais, mas isso pode ser compensado com um volume maior do material. Já os compactos, apesar de evitarem a invasão de ácaros e substâncias causadoras de alergias, são mais duros mesmo.

Tipos de travesseiros

Na hora de deitar, um colchão de espuma é totalmente diferente de um com molas pocket. Um produto feito com látex terá especificações e características diferentes, se comparado com um de viscoelástico, por exemplo.

Veja então quais são os tipos de travesseiros mais conhecidos e de que forma eles contribuem para uma noite de sono melhor.

Travesseiro de látex

Os travesseiros feitos de látex são uma opção bastante confortável, sendo também antialérgica. Ele oferece um toque aveludado e tem a capacidade de retornar a forma original mesmo após diversas deformações.

A estrutura deste travesseiro é composta por milhões de células totalmente abertas, o que facilita a respiração.  Uma dica para quem opta por esse tipo é que, por ser um material que tende a esquentar, se recomenda o uso de uma capa de algodão.

Travesseiro de espuma

Os travesseiros de espuma mais comuns são os de poliuretano. Sua característica principal é a firmeza, ou seja, não são indicados para quem procura por maciez. 

Em contrapartida, isso faz com que eles sejam menos suscetíveis à deformação, já que suportam melhor o peso da cabeça. Também são bons para quem precisa manter o alinhamento do pescoço ao longo da noite.

Pena de ganso

Os famosos travesseiros com pena de ganso têm um ótimo efeito de mola, sendo capazes de suportar até 80 mil vezes o seu peso. São extremamente confortáveis, mas não são recomendados se você costuma ter crises alérgicas.

Travesseiro de Microfibra

Já o de microfibra siliconado, também bastante procurado, é feito de poliéster, um material derivado do petróleo. Sua composição oferece alta durabilidade, mantendo as propriedades originais do produto por bastante tempo. Ele também é adequado para alérgicos, crianças e adultos.

E então, você já imaginava que é preciso prestar atenção a todos esses fatores na hora de comprar um travesseiro? Aproveite as dicas, vá até nossa loja online e escolha seu travesseiro ideal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Como deixar sua casa funcional?
Dicas para uma mudança residencial organizada
O que considerar ao escolher o travesseiro
Pinturas de parede diferentes: técnicas para renovar sua casa
1234