Bem viver
10
janeiro

Pinturas de parede diferentes: técnicas para renovar sua casa

Quem quer dar uma renovada na casa sem gastar muito com reforma ou troca de móveis, pode investir em pinturas de parede diferentes. E se você pensa que pintura residencial é só uma questão estética, você está enganado! A tinta ajuda a corrigir imperfeições, protege as paredes e dá até nova utilidade a um cômodo (a tinta lousa, por exemplo, transforma um quarto em uma boa sala de estudos ou home office). 

Se você está procurando por novas ideias para decorar a casa e sair da mesmice, confira nossas dicas a seguir.

4 técnicas de pinturas de parede para sua casa

O primeiro passo para aplicar técnicas de pinturas de parede é saber prepará-la. Ou seja, lixá-la ou usar uma espátula para tirar resíduos. Depois, é preciso limpá-la com pano branco, água e detergente neutro. Feito isso, é só escolher qual técnica você vai usar.

1. Aplicação de Tecido

Está muito em alta decorar as paredes com tecido. É uma alternativa fácil, barata e que pode ser feita por qualquer pessoa. Para usar, meça o local da aplicação e em seguida corte o tecido escolhido deixando sobras laterais de 10 cm. Vinque e dobre as sobras, colando-as para fazer um acabamento perfeito.

Depois, passe a cola na parede, começando de cima para baixo e fazendo a aplicação gradualmente. Tome cuidado para não deixar o tecido enrugar. Se você não tem prática, sugerimos que comece com uma área pequena. Lembre-se também de não aplicar em áreas molhadas.

2. Grafiato

O grafiato é uma técnica de pinturas de parede que proporciona efeito de ranhuras irregulares. Como ela exige materiais específicos e o procedimento é demorado, o melhor é pedir ajuda de um especialista.

Após preparar a parede, deve-se aplicar o primer acrílico e deixar secar (4 a 6 horas). Depois, fazer a massa e usar uma desempenadeira de plástico para colocá-la na parede. Em seguida, entra o pente “risca fácil”, responsável pelo efeito. Para retirar o excesso de massa, finalize usando a desempenadeira novamente. O tempo para secagem é de 1 a 2 dias.

Todos os materiais para pinturas de parede são encontrados em lojas de construção, e você pode comprar a massa de grafiato branca ou em outras cores.

3. Rolo texturizado

Atualmente um dos artifícios mais em alta na criação de efeitos mais marcantes na hora das pinturas de parede é o rolo texturizado. Trata-se de rolos de pintura semelhantes aos comuns, mas, ao invés da espuma, ele é revestido de uma borracha com alto-relevos que reproduzem padrões que “estampam” a superfície. 

Os relevos são idênticos a  carimbos e os desenhos vão sendo transferidos para a parede conforme você desliza o rolo com a tinta da cor escolhida. Existem, também, modelos que vêm com dois rolos. O de borracha, que vai criar o padrão na parede. E outro de espuma, que absorve a tinta e a transfere para o de borracha através de contato direto.

É importante ter bastante coordenação e firmeza na hora de aplicar o rolo texturizado. O sentido deve ser sempre o mesmo desde o começo.

4. Escovado

Se você quiser a parede com riscos fininhos, sejam verticais ou horizontais, tente a técnica de pinturas de parede com efeito escovado. Ele também é simples, e, como o nome já diz, será necessário usar uma escova (dessas de polir sapato) ou uma vassoura. O objeto precisa estar limpo e, de preferência, novo.

Passe a primeira demão de tinta e espere secar. Após a segunda demão e antes que a tinta seque, pegue a escova ou vassoura (sem cabo, para manusear melhor) e faça o movimento pela parede na direção desejada (vertical ou horizontal). Para o resultado ficar uniforme, passe a escova de uma vez, de uma extremidade à outra.

Gostou das dicas? Então compartilhe o link deste artigo nas suas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Como mudar a decoração do quarto com roupas de cama
Travesseiros antimicrobianos
Entenda como o travesseiro pode estar relacionado às suas dores de coluna
O que significa cada símbolo de lavagem nos produtos
Como a escolha de uma roupa de cama de qualidade é importante para a saúde
1234