Bem viver
5
janeiro

2 Tipos de bordados a mão para toalhas de banho e rosto

Fazer toalhas bordadas é uma forma bem relaxante e prazerosa de passar o tempo livre e também de conseguir uma renda extra. O bordado é uma técnica manual usada para criar letras, desenhos e figuras em geral nas tramas do tecido. 

Esses bordados possuem uma beleza e delicadeza artesanal incrível. Apesar de parecer difícil de ser feito, podemos aprender caso nos dedicaremos por um tempo. Existem diversos tipos de toalhas bordadas, que permitem inúmeros acabamentos e que atendem ao gosto de todos. As técnicas utilizam materiais específicos para cada um deles. 

Cada bordado é mais indicado para uma finalidade, seja para enxoval de bebê, toalhas de banho, toalhas de mesa, guardanapos, pano de prato e etc. Para você que se interessa por esse universo, vamos trazer algumas opções de bordados para fazer a mão. 

Além disso, vamos listar quais os materiais necessários para se fazer cada uma das técnicas, o que vai facilitar para você que pretende fazer os pontos de bordado apresentados. Confira a seguir.

Toalhas de Banho e Rosto Bordadas

Apesar de ser um pouco mais difícil de ser feito, os bordados a mão em toalhas estão entre os tipos mais clássicos que você poderá encontrar para fazer.

Isso porque as toalhas bordadas podem ser úteis de diversas formas, desde complementos de presentes de aniversário, até mesmo como pequenas lembrancinhas de festa.

Além disso, dentre os itens artesanais que são utilizados em vendas, os bordados a mão em toalhas são aqueles que mais convertem, afinal, a toalha é uma necessidade em toda casa.

Então, caso esteja pensando em começar um negócio de bordado para garantir renda extra ou simplesmente vender sazonalmente, inicie pelas toalhas bordadas.

Duas técnicas de bordado para você fazer

Ponto cruz

Um dos tipos mais conhecidos entre os tipos de bordado à mão é o ponto cruz, ou ponto cruzado. Para fazer, é preciso comprar meadas, que são as linhas bem fininhas, agulhas de ponto cruz, gráficos dos desenhos que deseja fazer e tecido, que precisa ser furadinho para passar a agulha com a linha e formar os pontos, que são bem pequenos.

Além de lindos desenhos que podem ser criados com o ponto cruz, essa técnica é muito utilizada para escrita de nomes em toalhas de banho por exemplo. Para fazer esse tipo de bordado são utilizados os seguintes materiais:

  • Linhas de meada
  • Agulha de bordar
  • Tesoura
  • Gráfico de alfabeto e/ou desenho em ponto cruz

Ponto Russo

O ponto russo é feito com um movimento de entra e sai da agulha, bem parecido com o movimento da agulha em uma máquina de costura. Porém, no ponto russo, é bordado o avesso do tecido. A agulha utilizada é própria para essa técnica e tem um formato bem diferenciado das demais, sendo oca, também conhecida como agulha mágica.

O resultado dessa técnica, feita com agulha especial para ponto russo, é um trabalho em alto relevo. Confira a lista completa de materiais para fazer esse tipo de bordado:

  • Linha para ponto russo
  • Agulha para ponto russo
  • Fio de aço para passar linha
  • Bastidor
  • Tesoura

Para bordado em ponto russo é muito importante o uso de um bastidor para que o tecido esteja devidamente esticado. O bordado russo é feito do lado avesso do tecido e o efeito fica do lado direito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Como deixar sua casa funcional?
Dicas para uma mudança residencial organizada
O que considerar ao escolher o travesseiro
Pinturas de parede diferentes: técnicas para renovar sua casa
1234