Bem viver
3
janeiro

Como retomar a rotina após as festas de final de ano

A diversão da temporada de festas de final de ano acabou e é hora de entrar no ritmo novamente para atingir os objetivos e metas traçados até o final deste ano. Além disso, com tantos drinks e comidinhas gostosas, você pode estar sentindo que o organismo não está funcionando direito. 

Retenção de líquido, dor de cabeça e prisão de ventre são apenas alguns dos sinais de que você exagerou e precisa retomar uma rotina alimentar saudável. Restrições alimentares drásticas e exageros na academia podem prejudicar a sua saúde, baixando a sua imunidade e podendo causar, também, lesões físicas e atrapalhar o início ou a volta da sua rotina saudável. 

Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a retomar a rotina após as festas de final de ano.

Beba muita água

Manter o corpo sempre hidratado contribui para desintoxicar o organismo das substâncias nocivas, provenientes da má alimentação. A água realmente limpa o organismo e deve ser consumida entre as refeições. É através da urina e do suor que os elementos tóxicos são eliminados. A ingestão de sucos funcionais e diuréticos também é benéfica.

Volte com a alimentação saudável o mais rápido possível

Acostumado a comer besteiras? Vá retirando-as aos poucos. Não choque totalmente a si mesmo tirando tudo de uma vez, pois isso pode gerar um efeito totalmente reverso e causar mais estresse ainda.

Dormir bem é essencial para recuperar o corpo e a pele 

É normal passar um pouco da hora durante as festas de fim de ano, mas é importante regular o sono para potencializar o detox do organismo. Dormir bem é super importante não só para normalizar o funcionamento do organismo, mas garantir uma pele saudável e luminosa. Durante os dias de desintoxicação, tente se programar para dormir pelo menos 7 horas por noite, ok? Seu corpo agradece!

Esqueça o detox 

Nosso corpo tem um sistema complexo preparado para fazer sua própria desintoxicação. As substâncias que ingerimos e são absorvidas pelo trato gastrointestinal passam pelo fígado antes de chegar ao resto do organismo. 

O órgão é responsável por metabolizar tudo que é bom ou ruim: nutrientes dos alimentos, álcool, medicamentos, drogas. Ele “transforma” as toxinas em subprodutos inofensivos, que são eliminados nas fezes ou na urina. 

Realmente, frutas, verduras, legumes, chás, castanhas e outros alimentos naturais são fontes de vitaminas, minerais e fibras, essenciais para o bom funcionamento do organismo. 

Mas, para o corpo, tanto faz se os nutrientes da couve serão consumidos em um suco ou um prato no almoço. É por isso que a dieta detox não tem sentido. Basta comer de maneira saudável.  

Pratique exercícios físicos

A alimentação saudável aliada à prática de exercícios físicos é fundamental para a redução e futuramente a manutenção de peso. Musculação, caminhadas, danças e até mesmo a troca do elevador do seu trabalho pelas escadas favorecem a queima calórica com a aceleração do metabolismo, além de gerar bem-estar e aumentar a autoestima a longo prazo.

Aposte nas frutas

Já que está muito calor, que tal trocar a sobremesa por frutas frescas e geladinhas? Elas vão ajudar a desintoxicar o seu organismo e serão ótimas aliadas naquela hora que bate a vontade de comer doce. Além disso, elas combinam muito com iogurtes, que são carregados de probióticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Como deixar sua casa funcional?
Dicas para uma mudança residencial organizada
O que considerar ao escolher o travesseiro
Pinturas de parede diferentes: técnicas para renovar sua casa
1234