Bem viver
20
dezembro

Como decorar a mesa para a ceia de natal

O natal é um momento mágico e preparar a mesa para a ceia com uma boa decoração é fundamental para entrar no clima e receber a família. Organizar uma ceia incrível sem gastar muito é um verdadeiro desafio, afinal, as despesas com a compra dos ingredientes e com a decoração pesam no bolso de qualquer um. 

Para facilitar a sua vida, separamos algumas dicas para você decorar a mesa para a ceia de natal. Confira!

A tradição da ceia de natal

A tradição de realizar a ceia começou na Europa, há muitos e muitos anos. O costume nasceu como uma forma de recepcionar os peregrinos e viajantes, demonstrando assim o quanto uma determinada família era hospitaleira. A confraternização, com o passar dos anos e o avanço do cristianismo, começou a ser realizada para celebrar o nascimento do menino Jesus.

Quem assume o compromisso de fazer uma ceia de natal em casa precisa estar preparado para uma série de preocupações e responsabilidade. Aliás, a mesa onde o jantar será servido é a peça central da decoração. Por isso, é importante caprichar na montagem. Todos os detalhes contam para garantir uma composição perfeita.

Como caprichar na decoração da sua ceia de Natal

Toalha de mesa e guardanapos

As toalhas de mesa em vermelho e verde, cheias de ornamentos natalinos na estampa são verdadeiros clássicos das ceias de Natal em família. Além dessa tradição, é possível encontrar toalhas em dourado e prateado também.

Embora a ceia de Natal seja o momento certo de tirar os guardanapos de tecido do armário ou adquirir os seus, existem guardanapos descartáveis de papel estampados com temas natalinos que são muito acessíveis.

Louças e talheres

As louças adornadas são as que fazem mais sucesso, mas as louças com cores lisas são as que oferecem maiores possibilidades para compor com outros elementos da sua mesa. Nos talheres, a ideia é a mesma!

Jogo Americano

O jogo americano é uma peça muito prática. Além de proteger a toalha de mesa ou o móvel de respingos de comida, ajuda na decoração. Usar o jogo americano emoldura as louças, demarcando o lugar dos convidados. Uma mesa fica muito mais refinada quando a composição está organizada. 

Use velas

As velas simbolizam a luz desta época e criam um ambiente aconchegante e intimista para a ceia de Natal. Você pode criar castiçais natalinos utilizando garrafas, vidros de compotas ou copos diferenciados que tem em casa.

Velas ficam lindas quando enfeitadas com laços, folhagens ou motivos natalinos feitos em papel e colados sobre o vidro. Espalhe-as pela mesa e, de preferência, opte pelas versões sem aroma, para agradar a todos os convidados.

Faça arranjos com luzes

Arranjos com folhagens são simples de confeccionar e tornam os ambientes muito acolhedores. Você pode utilizar pinhas, galhos e gravetos, bem como folhagens artificiais próprias para a decoração natalina. Disponha sobre o centro da mesa e, em seguida, acrescente uma fita de luzes pequenas. Este simples arranjo fará toda a diferença na decoração da ceia de Natal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Como deixar sua casa funcional?
Dicas para uma mudança residencial organizada
O que considerar ao escolher o travesseiro
Pinturas de parede diferentes: técnicas para renovar sua casa
1234