Bem viver
17
dezembro

Alergia à poeira: como limpar a casa e driblar o problema

Quem sofre de alergia a poeira ou a famosa rinite, sabe o problema que é limpar a casa sem ter crises. No entanto, manter tudo limpo é fundamental para evitar as alergias respiratórias. No inverno, a alergia se agrava ainda mais por causa do frio e da umidade.

Com a falta de uma limpeza adequada em casa, ácaros e fungos se proliferam, especialmente em lugares fechados e mais úmidos. Além disso, o acúmulo de fragmentos de pele e pêlos de animais, roupas e bolor são extremamente perigosos para a saúde de quem já possui fragilidades neste sentido.

A boa notícia é que, adotando algumas práticas de limpeza, é mais que possível não só prevenir como amenizar doenças como rinite, sinusite, bronquite, dermatite e tantas outras ites que são agravadas por alergias. Confira algumas dicas no artigo a seguir.

Utilize pano úmido no chão 

O aspirador de pó e a vassoura nem sempre conseguem retirar toda a poeira do chão. Por isso é importante passar um pano úmido depois de fazer essa primeira limpeza. Este pano úmido pode ter algum produto de limpeza ou somente água. Essa é uma das formas de limpar a casa, principalmente nos locais onde há piso frio.

Esqueça as vassouras e espanadores

As vassouras e espanadores são grandes vilões de pessoas alérgicas. Isso porque eles acabam espalhando e levantando o pó das superfícies até o alto, piorando a alergia. Troque sua vassoura por um aspirador de pó ou um pano úmido para começar a limpeza.

Utilize desumidificador de ar

Os desumidificadores de ar são aparelhos que ajudam muito no combate às alergias, pois ao buscar abrigo, o ácaro precisa de umidade acima de 60% para sobreviver. Dessa forma, a instalação de um desumidificador com capacidade volumétrica compatível com o espaço faz com que o ambiente fique inóspito para os ácaros.

Com isso, os microrganismos morrem ou abandonam o ambiente, indo para outro lugar. Por esse motivo, é importante que toda a casa seja desumidificada, assegurando que eles não migrem para ambientes da residência que não foram protegidos.

Higienize o ar-condicionado

Definitivamente, o ar-condicionado não é um aparelho recomendável para pessoas alérgicas. No entanto, se você tem esse aparelho em casa e costuma ligá-lo nos dias mais quentes, é crucial que cuide de sua higienização.

Isso porque a poeira acumulada nos dutos do equipamento tende a gerar crises alérgicas nos moradores — sejam eles grandes ou pequenos.

Prefira objetos com tratamento antiácaro

É possível encontrar no mercado capas protetoras impermeáveis e com tratamento antimicrobiano para colchão e travesseiro. Esses produtos impedem a passagem de líquidos, ácaros, bactérias, fungos e o acúmulo de partículas alergênicas, proporcionando mais proteção para a saúde. As mais eficientes são as que têm zíper, pois fazem com que os microrganismos fiquem “aprisionados”.

Evite tapetes ou carpetes que acumulam pelo e poeira

Os tapetes e carpetes são grandes acumuladores de poeira e pelos que desencadeiam o surgimento de ácaros. Se não for possível evitar estes itens em casa, lembre-se de lavá-los regularmente e secá-los ao sol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Travesseiros tecnológicos: quatro opções para seu bem-estar
Como se fala Altenburg – Vídeo
Confira dicas para se manter saudável no Outono
Travesseiros Altenburg indicados para sua posição de dormir
1234