Bem viver
13
dezembro

Como limpar fogão de forma prática e eficiente

Ninguém gosta de limpar o fogão, não é mesmo? Principalmente porque ele é um dos eletrodomésticos que mais acumulam sujeira e gordura. No entanto, essa não precisa ser uma tarefa tão complicada. Com a estratégia certa, você consegue higienizar o eletrodoméstico de maneira prática e eficiente! 

Mas você sabe qual a melhor maneira de como limpar fogão? Confira este artigo e veja as dicas que separamos para te ajudar nessa tarefa de casa. 

Pré-limpeza

Antes de colocar a mão na massa é preciso certificar-se de que o fogão está na temperatura ambiente. Sempre é bom evitar possíveis queimaduras. Também é indicado retirar o eletrodoméstico da tomada, anulando a possibilidade de acendimento automático.

Além disso, feche o registro de gás. Isso fará com que você consiga limpar todos os botões do fogão sem ter que se preocupar com vazamentos. 

De olho na frequência

A melhor estratégia para não ter dificuldade de fazer a limpeza ou acabar manchando o seu eletrodoméstico é tentar limpar toda vez que alguma sujeira mais aparente espirra e deixar uma higienização mais completa para o dia da faxina. 

É interessante limpar pelo menos uma vez por semana, principalmente se você usa todos os dias. Esse deve ser o dia de remover grelhas e queimadores, e limpar os botões.

Retire as grades e as bocas do fogão

Coloque as grades em cima da pia e as bocas de molho em uma solução de água com vinagre, a fim de amolecer a sujeira e facilitar o processo de limpeza.

Enquanto isso, limpe a base e a tampa de vidro do fogão com um pano ou uma esponja macia. Ao concluir essa etapa, volte às bocas do fogão e às grades. Para essas peças, é possível utilizar a palha de aço com detergente, por exemplo, para retirar a sujeira já amolecida. Tome cuidado apenas para não fazer muita força.

Uma dica valiosa nesse momento é colocar um pedaço pequeno de palha de aço em cima de uma esponja. Assim, suas mãos ficam protegidas e você não machuca os dedos. Sempre evite o uso do material de aço diretamente com as mãos, pois esse contato pode causar alergias, arranhar a pele ou deixá-la sensível.

Superfície e área externa

1. Fogão de inox

Passe um pano úmido ou papel toalha sobre a superfície de inox, para retirar o excesso de gordura e os restos de comida. Em seguida, coloque um pouco de desengordurante em uma esponja e use o lado macio dela para esfregar sobre o fogão.

Para retirar o sabão, passe um pano úmido sobre a superfície de inox. Finalize a secagem com um pano seco que não elimine fiapos ou com papel toalha.

2. Fogão branco

Utilize apenas uma esponja ou pano com algumas gotas de detergente e remova o excesso de sabão com um pano levemente úmido ou seco.

3. Cooktops de vidro (elétricos e indução)

A boa notícia é que o vidro – por mais que possa marcar fácil ao colocar as mãos – é que ele é bastante fácil de limpar. Assim como acontece com o inox, é muito importante não utilizar nenhuma bucha abrasiva para que o produto não risque. Notou uma sujeira mais pesada? 

Você pode ligar até que ele fique morno e ir removendo o excesso aos poucos com um pano úmido com álcool ou esponja macia (sempre com muito cuidado para não se queimar).

Removidas as manchas mais persistentes, espere até que o seu cooktop esteja frio e limpe com vinagre branco ou álcool, espalhando por toda a superfície e depois finalizando com pano seco e papel toalha para remover qualquer sujeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Travesseiros Altenburg indicados para sua posição de dormir
Saiba como buscar o equilíbrio do sono com o travesseiro Conecta
Confira dicas de cuidado com a pele no Outono
Travesseiro Conecta: noites de sono com cuidado e saúde
1234