Bem viver
24
novembro

Como evitar as bolinhas de roupa de cama

Se há algo indesejável na cama são aquelas bolinhas que ficam na roupa. Elas geralmente grudam na hora de lavar as peças e ficam incomodando durante as horas de descanso. Elas deixam seu tecido com o aspecto gasto e descuidado, além de causar certo incômodo, pois deixam os lençóis e colchas mais ásperos.

A boa notícia é que adotando alguns métodos simples é possível evitar, e se for o seu caso, eliminar as tão indesejadas bolinhas da sua roupa de cama. Hoje trouxemos para você dicas incríveis para evitar as bolinhas de roupa de cama. Continue lendo nosso artigo e aprenda!

Compre peças de boa qualidade

A primeira medida que você deve tomar para evitar as bolinhas da roupa de cama é investir em peças de enxoval de boa qualidade. Quanto maior for a quantidade de fios, mais resistente à formação de bolinhas ele será. O ideal é comprar lençóis, fronhas, cobertores e edredons com mais de 18 fios.

Além disso, vale lembrar que alguns tipos de tecidos são mais propensos para a formação de bolinhas. É o caso da lã, do moletom e da visco- lycra. Nesse sentido, os tecidos mais recomendados para evitar o surgimento de bolinhas são:

  • Algodão puro
  • Algodão misto
  • Microfibra
  • Poliéster

Cuidado na hora da lavagem

Além do tipo de tecido, a forma como as roupas de cama são lavadas também podem gerar as temidas bolinhas. Isso porque, quando as roupas de cama são lavadas com outros tecidos, como o jeans e toalhas de banho, por exemplo, o atrito entre as peças pode danificar a fibra dos tecidos.

Nesse sentido, vale seguir algumas dicas, como:

  • Evite lavar itens de algodão puro junto com as de algodão misto;
  • Lave roupas de lã de forma separada;
  • Não usar sabão em pó e amaciante em excesso;
  • Não esfregar as roupas à mão com muita força.

Armazene na forma correta

Outro ponto importante é no momento de guardar o enxoval. Guardar os edredons, fronhas e lençóis de forma inadequada também pode resultar no aparecimento de bolinhas na roupa de cama, especialmente se as peças de algodão forem guardadas com outras que soltam pêlos, como os cobertores e mantas de lã.

O recomendado é que os diferentes tipos de tecidos sejam guardados de forma separada, evitando o atrito entre as peças. Dessa maneira, você garante a integridade das suas roupas de cama. Ah, vale destacar que peças peludas devem ser guardadas do avesso.

Como remover as bolinhas da roupa de cama

Se mesmo com esses cuidados, seus lençóis e edredons ficarem com as indesejáveis bolinhas na superfície, aposte nos seguintes métodos para removê-las

Fita crepe

Com um pedaço de fita crepe ou adesiva larga e de alta aderência, vá pressionando o tecido da roupa de cama para tirar os pelinhos.

Barbeador

Caso a solução caseira acima não funcione, passe delicadamente o barbeador de lâmina em cima do tecido da roupa de cama. Apenas tome cuidado para a lâmina não danificar a peça.

Aparelhos específicos

Existem no mercado produtos exclusivos (elétricos ou manuais) para retirar as bolinhas da roupa de cama. São os chamados papa-bolinhas! Use-os em casos aparentemente irreversíveis, sempre seguindo as recomendações dos fabricantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Como deixar sua casa funcional?
Dicas para uma mudança residencial organizada
O que considerar ao escolher o travesseiro
Pinturas de parede diferentes: técnicas para renovar sua casa
1234