Bem viver
10
novembro

Como tirar bolor de toalha de banho de forma rápida e fácil?

Deixar a toalha em locais muito úmidos (com pouca ventilação) ou enrolada em cima da cama contribui para a proliferação de fungos e bactérias. 

Aí você está no chuveiro, super contente com o banho incrível que acabou de tomar e quando pega a toalha para se secar percebe que ela está cheia de pontinhos pretos e com cheiro desagradável. Essas bolinhas são os fungos, e eles também são conhecidos como mofos ou bolores.

Por que o mofo é perigoso?

O bolor nada mais é do que um fungo em seu estado inicial de formação de colônias. Já o mofo é o estado avançado, um nível mais alto e mais complicado de conviver e principalmente combater.  

O mofo é uma substância que pode ser muito prejudicial à saúde, produzindo alérgenos e micotoxinas, substâncias que podem ser tóxicas e afetam principalmente pessoas potencialmente sensíveis, como alérgicos, bebês, crianças, idosos e outros indivíduos que tenham a saúde frágil, podendo agravar a asma e causar até mesmo infecções respiratórias graves.

Ainda assim, a exposição ao mofo pode irritar os olhos, nariz, pele, garganta e pulmões até mesmo das pessoas que não são alérgicas. Quem já tem esse problema tende a sentir coceira no nariz, nos olhos, coriza, dor na garganta, além de ficar tossindo e espirrando muito.

A boa notícia é que, usando os produtos de limpeza certos e seguindo algumas dicas na hora de guardar, é bem fácil contornar esse tipo de problema. Quer saber como tirar mofo da toalha de banho de forma simples? Confira as dicas que separamos!

Como tirar bolor de toalha de banho

Antes de mais nada, lembre-se que sempre depois do banho, sua toalha deve ser estendida imediatamente. Nunca deixe jogada ou dobrada, principalmente em locais mal arejados. De preferência, pendure-a em um varal no sol ou vento. Assim, você evita que ela volte a ficar mofada no futuro. 

Para aprender como tirar bolor de toalha de banho, se livrar do cheiro ruim das toalhas e evitar problemas de saúde, anote nossas dicas!

Você vai precisar de:

  • Balde de limpeza
  • Bicarbonato de sódio
  • Vinagre

Para começar, mergulhe a toalha em uma bacia com água quente. Em um recipiente separado, coloque o vinagre branco e o bicarbonato de sódio. Misture levemente a solução e reserve. 

Depois, tire a toalha da bacia e, então, aplique a solução de vinagre com bicarbonato. Esfregue com uma escova pontualmente o local da mancha e espere cerca de 15 minutos. Em seguida, coloque a toalha para lavar normalmente (usando vinagre branco no lugar do amaciante).

Caso não haja uma mancha de mofo forte, você pode usar apenas o vinagre, esfregar o local e, depois, colocar a toalha para lavar normalmente.

Como tirar cheiro de mofo da toalha

  • Coloque as toalhas (3 ou 4 peças) dentro da máquina e cubra com água quente;
  • Adicione um copo de vinagre branco e inicie o ciclo de lavagem (para um melhor resultado, deixe de molho por 30 minutos);
  • No momento de enxaguar, adicione mais uma xícara de vinagre;
  • Após terminar o ciclo completo, estenda no sol imediatamente no sol até secar por completo.

Gostou das dicas? Continue acompanhando nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Como evitar as bolinhas de roupa de cama
A importância de usar um travesseiro específico para pets
Como limpar box de banheiro em passos simples
Diferença entre Porta travesseiros e fronhas
1234