Bem viver
8
novembro

Iluminação para banheiro: como fazer com charme e funcionalidade

Um bom projeto de interiores precisa estar compatível com um projeto de luminotécnica adequado. Ele é responsável por assegurar que a quantidade e a potência das lâmpadas são adequadas aos ambientes dependendo de suas dimensões e de seu uso.

Banheiros e lavabos, por exemplo, devem receber uma atenção especial. Além da atenção ao tipo da lâmpada escolhida, por se tratar de uma área úmida, deve-se também solucionar a questão de sua dupla função. Afinal, usar lâmpadas erradas pode desvalorizar um bom trabalho, enquanto uma boa iluminação é capaz de valorizar ainda mais o seu ambiente! 

Quando a iluminação para banheiro é bem elaborada e funcional, ela é capaz de atender as necessidades e, ao mesmo tempo, deixar o ambiente confortável, aconchegante e relaxante. Isso não é incrível? 

Como iluminar o banheiro

A iluminação ideal para banheiro deve atender duas situações opostas: clarear o suficiente para que as pessoas possam executar as atividades diárias que exigem uma boa iluminação e ser suave para tornar ainda mais relaxantes alguns momentos, como aquele banho depois de um dia intenso de trabalho. Nos momentos de relaxamento, a iluminação tem um papel fundamental para garantir o bem-estar humano.

Avalie a iluminação do banheiro para diferente horários

Antes de começar o projeto luminotécnico ou a reforma é preciso avaliar a necessidade de iluminação em diferentes horários do dia. Neste momento é possível definir melhor quais os pontos de iluminação e equilibrar com a luz natural, se houver.

É importante contar com a ajuda de um profissional – arquiteto(a), designer de interiores ou eletricista – para fazer boas escolhas e definir o melhor caminho para o projeto.

Luz Natural x Luz Artificial

A iluminação natural é um diferencial em qualquer ambiente, principalmente no banheiro. Por isso, na hora de fazer um banheiro em um projeto arquitetônico, é importante pensar em meios de fazer com que a luz natural ilumine esse cômodo. Na maioria dos casos, são utilizadas janelas ou aberturas no teto.

A luz natural no banheiro é essencial para mantê-lo arejado, livre de insetos e mofo. No entanto, ela não substitui a artificial. É necessário pensar nas duas, já que cada uma dessas fontes de luz traz uma contribuição diferente e desempenha um papel importante dentro do banheiro.

Dentro do box

A iluminação dentro do box do banheiro também merece atenção. A área do banho precisa ser clara o suficiente para realizar a higiene pessoal, mas também pode contar com spots de luz indireta para deixar o local mais acolhedor.

E o espelho?

Um dos objetos mais usados dentro do banheiro é o espelho. E ele também pode ser uma mão na roda quando a ideia é reforçar a iluminação do banheiro. Você pode usá-lo para refletir a luz ou mesmo para ampliar a sensação de espaço do banheiro, essa dica inclusive é muito usada em banheiros pequenos.

Sanca para banheiro

A sanca de gesso aliada a uma boa iluminação no banheiro, serve para dar destaque a alguma parte no ambiente com efeito limpo e moderno. Neste caso a banheira ganha destaque com a sanca aberta, sua forma decorativa proporciona uma atmosfera relaxante ao local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Como evitar as bolinhas de roupa de cama
A importância de usar um travesseiro específico para pets
Como limpar box de banheiro em passos simples
Diferença entre Porta travesseiros e fronhas
1234