Bem viver
3
novembro

O que você precisa saber antes de reformar?

Tomar a decisão de reformar não é fácil, seja em um apartamento que acabou de ser entregue ou na casa que você mora há anos. Às vezes basta pintar um cômodo, trocar as portas, aplicar gesso em algum ambiente. Mas, em outros casos, é preciso derrubar paredes, mudar pisos e azulejos e fazer uma mudança mais radical. 

Por mais tentador que seja, para fazer uma reforma no seu apartamento ou casa mantendo a integridade da estrutura, é preciso conhecer e seguir algumas regras. Sendo assim, separamos algumas dicas indispensáveis para você usar e para que seu sonho de uma casa repaginada não se torne seu maior pesadelo. 

Faça um planejamento

Sem um planejamento você não saberá por onde começar. Não importa se sua reforma é em todo o imóvel ou em cômodos avulsos, você vai precisar listar tudo o que necessita ser renovado. Coloque no papel tudo o que você gostaria de fazer, mudar ou incluir, depois estabeleça prioridades. Se achar mais fácil, desenhe, faça colagens ou procure referências – elas serão muito importantes se você for contratar um profissional para criar seu projeto.

Busque profissionais que possam te auxiliar

Procure um arquiteto ou designer de interiores qualificado que possa te orientar no planejamento, no projeto e também, para te indicar os melhores profissionais capazes de realizar o que você tem em mente.

É possível sim fazer uma reforma sem o auxílio de um profissional da área,  porém se você não tem experiência e nem tempo para se dedicar, o profissional escolhido se tornará o melhor custo benefício para a realização da sua tão esperada reforma.

Esteja preparado para viver com a obra

Se a obra do vizinho já incomoda, imagina quando ela acontece na sua casa. Proteja seus móveis. Se você puder colocá-los em outro lugar,  melhor. Caso contrário, tente cobri-los da melhor forma possível, para protegê-los de partículas de poeira e gotas de tinta rebeldes. 

Além disso, é importante colocar proteção no piso, nas paredes, portas e janelas. Não queremos que a reforma quebre mais que o necessário, não é mesmo?

Isso sem mencionar o barulho e as pessoas entrando e saindo de sua casa o tempo todo. Nem sempre é possível ficar em um hotel quando nossa casa está em obras; resta conviver com o barulho e com aquela dor de cabeça ocasional. 

Imprevistos acontecem… e você deve estar preparado

Praticamente todas e qualquer reforma sofre com imprevistos. Seja o aumento no orçamento inicial, a falta de materiais ou a identificação de um problema que precisa ser consertado, é necessário estar preparado.

Reformar não é uma ciência exata. Às vezes, você deseja reformar o revestimento da parede do banheiro e descobre que o piso precisa urgentemente ser trocado devido a uma infiltração, por exemplo.

A dica é sempre prever que os gastos e o tempo de obra poderão ser maiores que o esperado. Prepare-se, então, para quaisquer eventualidades e imprevistos que possam aparecer.

Pronto, agora você já sabe tudo o que precisa saber antes de fazer uma reforma. Contrate um bom profissional e mãos à obra. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Saiba como buscar o equilíbrio do sono com o travesseiro Conecta
Confira dicas de cuidado com a pele no Outono
Travesseiro Conecta: noites de sono com cuidado e saúde
Teaser: Live da Semana Mundial do Sono + Lançamento Super Especial
1234