Bem viver
11
outubro

Fio egípcio vale a pena? Descubra!

O mercado de fibras e tecidos possui diversas opções disponíveis, cada uma delas com características distintas, com qualidade mais alta para a confecção de determinados produtos que outras, dependendo de qual a função em que ele será empregado.

Uma das opções de fibra disponível para a criação de diversos produtos é o algodão egípcio, que geralmente, é procurado quando se busca itens de alta qualidade e que proporciona um conforto extremo.
Conheça o fio egípcio

O fio egípcio é uma fibra de origem egípcia, como seu próprio nome diz, sendo usado principalmente para a confecção de artigos de banho e cama. Esse tipo de fibra ganhou fama nos últimos tempos, sendo associado a qualidade dos produtos, ou seja aqueles que são confeccionados com ele são considerados artigos luxuosos.

Apesar do cultivo do fio ser muito comum no Egito, ele pode vir também de outras partes do mundo, desde que o local apresente clima deserto, seco e quente. Mas no geral, 40% da produção desse tipo de fio é oriunda realmente do Egito.

A produção de algodão egípcio corresponde a cerca de 0,5% do algodão produzido mundialmente, por isso, ele é considerado um artigo raro e de luxo.

Origem do fio egípcio

Fio egípcio é uma expressão que ganhou fama e está sempre relacionado a algo luxuoso e de qualidade. Mas a fama do algodão egípcio não é dos dias de hoje, na verdade ela já existe há um bom tempo, por volta do século XIX.

Desde os tempos dos faraós os egípcios já produziam tecidos. Inclusive é possível ver no Museu Metropolitan, em Nova York, alguns tecidos que ainda estão em perfeito estado de conservação. Há cerca de mil anos atrás, o algodão chegou ao Egito trazido da Índia. Com essa chegada, todo o conhecimento na produção de tecidos de linho foi aplicado ao algodão.

Vantagens do fio egípcio

O algodão produzido no Egito tem características especiais que o tornam desejado por muitos em todo o mundo. Um dos grandes atrativos do algodão egípcio é sua fibra longa, consequentemente isso faz com que tenha mais resistência e seja mais macio que outros tecidos.

Como possui fibras longas e finas, o seu fio é mais fino e possui menos imperfeições. Devido a isso o tecido terá maior resistência, maciez e um aspecto perfeitamente natural. Confira mais alguns benefícios.

Alta resistência

Diversas peças são produzidas com esse fio, como roupões, lençóis, toalhas e colchas, e, devido ao fato das fibras serem mais longas e finas, as peças ganham maior resistência e também durabilidade, com isso, é compensado o preço mais alto, conferindo a tais peças um ótimo custo-benefício.

Apesar de serem resistentes, os produtos feitos com tal fibra merecem atenção na hora de lavar e de secar, já que devem ser lavados somente com peças feitas no mesmo material, e secarem em local com sombra.

Conforto, praticidade e sofisticação

 

Um dos principais fatores que faz com que as pessoas escolham adquirir peças em fio egípcio é o conforto que as peças trazem para a sua vida. Essas peças são aconchegantes, passando uma ótima sensação de bem-estar, tanto na hora de dormir, como na hora de se secar após o banho.

O conforto é unido a qualidade quando se evidencia que as fibras permitem maior circulação de ar entre suas tramas, oferecendo peças arejadas e que oferecem bem menos chances de causar alergias, ou no caso de toalhas, uma melhor absorção da água e também de secagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Cores para cozinha: dê mais vida ao ambiente
7 Coisas que ninguém te conta sobre morar sozinho
Tudo o que você precisa saber para criar um cantinho pet
Ambiente integrado: dicas e inspirações para montar o seu
1234