Bem viver
6
outubro

Como organizar brinquedos no quarto das crianças?

Nascimento, aniversário, visitas da família e de amigos. A cada ocasião, as crianças ganham novos presentes para se divertir. Quem tem filhos pequenos sabe que eles conseguem, em poucos minutos, espalhar brinquedos por quase toda a casa. E o quarto, então, passa a maior parte do tempo bagunçado do que arrumado — ainda mais se o espaço for pequeno.

Se a sensação é que os brinquedos da garotada estão se multiplicando e ganhando a casa toda, chegou a hora de colocar tudo no lugar. Não importa se o quarto dos pequeninos é apertado ou não, há sempre várias possibilidades de deixar os espaços organizados. 

Um pouco de criatividade e tudo terá seu cantinho certo. Confira as nossas dicas para organizar brinquedos das crianças.

1. Inclua os pequenos: organizar é coisa de criança, sim!

Incentivar hábitos de organização ajuda a criar o senso de responsabilidade, desde cedo, preparando a criança para a sua vida adulta. Dividir essa responsabilidade, além de ser ponto positivo, pode ser mais uma atividade de interação, ainda mais nesses períodos em que estamos ficando mais tempo em casa.

Por mais que, no fim das contas, o processo possa ficar mais demorado, é importante incluir as crianças ao organizar brinquedos no quarto infantil. Assim, elas vão começar a aprender a importância de manter tudo no lugar desde cedo e criar a consciência de sempre guardar os brinquedos depois que a brincadeira acabar.

Para isso, é importante que os pequenos saibam exatamente onde deve ficar cada objeto e que o acesso aos organizadores seja facilitado para eles.

2. Invista em organizadores

Eles servem para guardar de forma prática todos os objetos, podendo separar em tipos de brinquedos. Na hora de arrumar o quarto, os organizadores facilitam por não ter de colocar cada brinquedo em uma embalagem diferente ou guardar em armários. Conforme a arquiteta, cestos de malha e de tecido estão na moda atualmente.

3. Mantenha os brinquedos em lugares acessíveis

É importante que as crianças possam ter liberdade na hora de brincar, por isso, procure manter os brinquedos sempre ao alcance de suas mãos.

O interessante de deixar os brinquedos sempre em uma altura acessível para as crianças é que assim você também pode ensiná-las a organizar brinquedos depois que terminar de brincar, desse jeito você consegue manter o ambiente sempre organizado e a criança ainda aprende a ajudar.

4. Crie novos espaços para organizar brinquedo em quarto pequeno

Organizar brinquedos em quarto pequeno com ajuda dos próprios móveis do cômodo é uma ótima saída. Uma dica é escolher móveis com gavetas para otimizar o espaço, deixando áreas livres para a criança brincar sozinha ou na companhia de amiguinhos.

As camas com gavetas, baús ao pé da cama, estantes com mesa, gaveteiros, podem servir de inspiração. Além disso, a expressão “menos é mais” cabe em espaços reduzidos.

Dá para deixar o quarto preenchido e aconchegante utilizando o espaço aéreo, com nichos e prateleiras, ampliando o espaço de armazenamento do cômodo.

 

Gostou das dicas sobre como organizar brinquedos? Continue acompanhando nosso blog e confira mais conteúdos como este.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


8 atividades físicas para combater o estresse e a ansiedade
Dia das Mães para celebrar o aconchego e o bem-estar
Dia do Têxtil – 21 de abril
Altenburg no programa A Tarde É Nossa (SCC/SBT) – Vídeo
1234