Bem viver
27
setembro

Devo lavar toalhas novas antes de usar?

Muitas pessoas levam a toalha da loja direto para seu banheiro, colocando-a para uso o mais rápido possível para poder aproveitar a maciez que somente uma toalha novinha pode oferecer. No entanto, você já teve a sensação, ao comprar uma toalha nova, de que ela não consegue absorver a água da forma que deveria? Essa é uma impressão bem comum e é causada pela formação de um tipo de goma nas cerdas da toalha que impedem uma absorção ideal. Por isso, é muito importante lavar toalhas novas.  

Isso porque a toalha passou por lavagens e processos químicos que criam uma barreira protetora no tecido conhecida como “goma”. Então, vamos ensinar alguns truques super fáceis de como tirar goma de toalha nova. Vamos lá?

Invista no vinagre branco no lugar do amaciante 

A gente sabe que a vontade de já começar a usar a toalha recém-comprada e aproveitar a sua maciez é enorme, mas o ideal é dar uma segurada e, antes de colocá-la para uso, fazer uma primeira lavagem com vinagre branco. Por possuir ácido acético na sua composição, o vinagre ajuda a eliminar bactérias e a retirar a umidade das toalhas. 

Você só precisa adicioná-lo no compartimento do amaciante direto na sua máquina de lavar e acionar a lavagem. Ah, outra dica é usar água fria, pois a água quente pode acabar ressecando as fibras ao lavar toalhas novas.

Bicarbonato de sódio para lavar toalhas novas

Para lavar toalhas novas e remover a goma, uma boa dica é usar bicarbonato de sódio. Coloque a toalha de molho em um balde com água morna até cobri-la totalmente. Depois, adicione 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e deixe por 3 horas. Durante esse tempo ele vai agir e ir soltando aos pouquinhos a goma da toalha.

Depois desse processo, enxágue em água corrente, torça na mão, ou centrifugue na máquina. Quando for estender, lembre-se de colocar no varal de forma que a toalha seque o mais naturalmente possível.

Deixe o amaciante de fora nas primeiras cinco lavagens 

Por mais que a gente adore o toque macio e suave que o amaciante proporciona, é melhor evitá-lo nas primeiras cinco vezes que for lavar suas toalhas novas. Isso porque ele cria uma fina camada de substâncias que interferem na capacidade de absorção da peça. Aliás, o amaciante não é indicado para manter as toalhas macias de uma forma geral, pelo contrário! 

O ideal é que o produto seja evitado para não deixá-las ásperas. Essa dica é ainda mais importante quando se trata de lavar toalhas novas felpudas, porque essas já são feitas com um material que não amassa. Se, mesmo assim, você ainda quiser usá-lo, coloque uma quantidade bem pequena e, após essas primeiras lavagens, use de forma intercalada para uma melhor experiência.

Água morna, tempo e vinagre branco

Outra forma de remover goma de toalha nova é deixá-la de molho em água morna por 30 minutos, sem adicionar nenhum produto durante esse tempo. Após essa meia hora,  pegue outro balde com água em temperatura ambiente e adicione um copo de vinagre branco. Enxágue a toalha nesse balde com vinagre e torça na mão ou na centrífuga. Coloque para secar naturalmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Cores para cozinha: dê mais vida ao ambiente
7 Coisas que ninguém te conta sobre morar sozinho
Tudo o que você precisa saber para criar um cantinho pet
Ambiente integrado: dicas e inspirações para montar o seu
1234