Bem viver
24
setembro

Bem Viver Sustentável: como transformar um travesseiro velho em uma linda almofada

A sustentabilidade está em alta e cada dia sentimos mais a necessidade de reutilizar tudo o que podemos para evitar desperdícios e resíduos no meio ambiente. Os travesseiros são artigos que precisam ser trocados de tempos em tempos e isso acaba gerando descarte, pois nem sempre sabemos o que fazer com eles.

Felizmente, existem muitas opções sustentáveis em vez do lixo! Você pode doar travesseiros limpos e de boa qualidade para abrigos de animais e lojas de caridade. Os travesseiros velhos podem não servir mais para dormir, mas podem ser úteis para outras finalidades. Se seus travesseiros antigos já tiveram dias melhores, eles podem ser reaproveitados como itens de decoração.

Você pode ser criativo e aproveitar travesseiros antigos. Quem já está acostumado a fazer trabalhos manuais, certamente já deve ter aproveitado os travesseiros velhos para criar itens de decoração ou qualquer outra coisa. Eles são perfeitos para trabalhos manuais simples, como fazer almofadas de chão, camas para animais de estimação e tampas de correntes de ar.

No entanto, quem não tem ideia do que fazer com eles, hoje vamos dar uma superdica. Confira o nosso passo a passo e transforme seu travesseiro velho em lindas almofadas para incrementar a decoração da sua casa. Além de fáceis de fazer, você pode usá-las em vários ambientes e brincar com as cores e tecidos.

Passo a passo para transformar um travesseiro velho em uma almofada

Antes de começarmos o passo a passo para aproveitar o seu travesseiro velho, é necessário higienizá-lo para deixar ele limpinho e livre de ácaros. Travesseiros de poliéster, látex, e de plumas podem ser lavados. O importante é verificar na etiqueta as orientações. Lembre-se de colocar de dois em dois se for lavar na máquina para manter o equilíbrio da máquina de lavar e secados à máquina.

Já os travesseiros de lã, algodão ou paina não manterão sua integridade ao serem lavados; portanto, esses devem ser expostos ao sol e arejados. Veja agora o passo a passo para reciclar seu travesseiro velho:

1° passo: você vai precisar cortar dois tecidos de tamanhos diferentes. O da capa precisa ter 70 x 100 centímetros e o outro, que será transformado em cinto, precisa ter 8×60 centímetros.

2º passo: chuleie na máquina overloque ou zig-zag as extremidades do tecido que medem 70 cm para evitar que o mesmo desfie. Neste local será aplicado o zíper.

As outras laterais podem ser fechadas. Não esqueça de deixar aberta apenas onde será incluído o zíper.

3° passo: utilize uma máquina reta para aplicar o zíper no local onde foi deixado aberto.

4° passo: coloque o travesseiro dentro da capa e feche o zíper.

5º passo: para confeccionar o cinto, dobre um centímetro de cada lado do tecido para dentro.

Em seguida dobre ao meio e feche na máquina de costura reta. O cinto deverá ficar em média com 3 centímetros de largura.

6º passo: dobre as pontas do cinto para dentro e feche, fazendo o acabamento na máquina.

7º passo: coloque a fivela na ponta do cinto e prenda na máquina reta para que fique firme.

8º passo: passe o cinto no meio da almofada fechando a fivela.

Pronto! Agora você tem uma linda almofada para dar aquela renovada na sua decoração.

Você pode variar nas cores, deixando o ambiente divertido e super criativo e sendo super sustentável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Cores para cozinha: dê mais vida ao ambiente
7 Coisas que ninguém te conta sobre morar sozinho
Tudo o que você precisa saber para criar um cantinho pet
Ambiente integrado: dicas e inspirações para montar o seu
1234