Bem viver
25
agosto

Cobre leito ou edredom: qual a diferença?

Ninguém duvida que, às vezes, há quatro estações no mesmo dia. Por isso é importante investir em roupas de cama que atendam às variações de temperatura. Visite uma loja de artigos de cama e banho, e você encontrará todos os tipos de roupas de cama. Há lençóis macios e confortáveis que fazem da cama uma alegria. O cobre leito também é uma peça fundamental para ter em casa, e o edredom, claro, não pode faltar.

Fronhas para combinar e deixar nossos travesseiros mais aconchegantes, e muitos tipos diferentes de roupas de cama. Mas há uma categoria onde a confusão pode se instalar. Edredom ou cobre leito: qual é a diferença entre eles? Descubra neste artigo.

O que é uma colcha?

As colchas, por sua vez, têm como característica principal o fato de cobrirem toda a cama, desde a região dos travesseiros até o chão. A melhor forma de diferenciá-la dos outros artigos é saber que ela não possui preenchimentos.

Como ela funciona como uma “coberta de cama”, ela pode ser estampada, ter babados, ser feita de patchwork (retalhos), etc. Ou seja, possui muitas peculiaridades e enfeites, visando decorar o móvel e o quarto.

Muitos modelos nos remetem à casa da avó, seguindo um estilo artesanal e aconchegante. Apesar de lindas, elas são finas e feitas de tecidos que não aquecem. Por isso, diferentemente dos cobre leitos, elas não devem ser usadas como cobertores também, e sim apenas como um adorno para a cama.

O que é um edredom?

É comum usar o edredom em cima da cama o ano todo, como uma decoração, mas essa não é sua proposta principal. Edredons são roupas de cama quentes e foram feitas para que as pessoas se cubram nos dias frios. Claro que, durante o inverno, deixá-lo em cima da cama pode poupar o trabalho de tirá-lo do armário todos os dias na hora de dormir.

Geralmente, é confeccionado em tecido 100% algodão ou em malha e é preenchido de manta, que é o que dá a maciez do edredom. É como se fosse um travesseiro, quanto mais fofinho, melhor. Hoje, encontra-se no mercado edredons estampados, lisos, dupla faces, etc.

O que é um cobre leito?

É uma junção de colcha com edredom, porém em uma versão mais leve. A manta do cobre leito é mais fina, ou seja, ele é menos acolchoado, servindo para dias mais quentes, presentes no outono e primavera. 

Ele é perfeito para aquelas pessoas que gostam de dormir cobertas, independente da estação. As confecções mais requisitadas de cobre leito são produzidas em algodão puro – a textura é mais macia e deixa o produto mais fresco.

Se você quer economizar no enxoval, invista em um cobre leito! Seu tamanho é maior (costuma ir até os pés da cama) e ajuda a dispensar a colcha, sem falar que ele é um ótimo decorador, já que existem diversas opções de estampas belíssimas na Altenburg.

Independente do seu estilo, com certeza existe algum modelo de edredom, cobre leito ou colcha que combina com você e seu quarto. Assim, cabe a você escolher tons, estampas, tecidos e confecções — lembrando sempre de combinar com o restante da decoração do ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Quais os primeiros cuidados com um lençol novo?
SPA em casa: 5 dicas para um momento relaxante
O que considerar ao comprar toalhas de banho?
1234