Bem viver
23
agosto

Hábitos para economizar e ser uma pessoa melhor

Fim do mês é sempre aquele desespero: salário acabando, dívidas chegando, cartão de crédito em ação. Muitos brasileiros sofrem com o aperto financeiro e não sabem como economizar dinheiro. É claro que não é uma tarefa fácil, mas hoje nós vamos te dar algumas dicas de hábitos para economizar. Confira!

Dicas de hábitos para economizar 

Aprenda a dizer não para o que não é importante 

Em primeiro lugar, entre os hábitos para economizar, você precisa identificar o que não tem tanta importância para a sua vida. Então, avalie seu dia a dia e faça uma lista com o que você gosta muito de fazer. Por exemplo:

  • Sair para comer ou pedir comida fora;
  • Fazer compras no shopping;
  • Viajar ou passear;
  • Ir a shows, teatros, etc.

Enfim, o que você gosta é aquilo que você vai direcionar mais tempo, dinheiro e energia. Lembre-se de priorizar. Não dá para marcar tudo como importante. Coloque em ordem de prioridade.

Evite o desperdício

Entre os hábitos para economizar, é necessário verificar se suas compras na feira ou no supermercado são totalmente aproveitadas. Antes de fazer sua próxima lista, veja se existem alimentos que ainda não foram consumidos e estão quase no prazo final de vencimento. Eles são sua prioridade.

Reduza gastos com celular e computador

Para melhorar os seus hábitos para economizar é importante prestar atenção naquilo que você faz e usa dentro da sua casa sem perceber se está gastando muito ou não. Por exemplo, ao acabar de utilizar o computador e a impressora, tire estes itens da tomada e não se esqueça de apagar as luzes do quarto quando não estiver nele.

Em relação ao celular, verifique o preço do pacote de serviços e veja se não é possível substituir por um mais em conta e que ofereça a mesma quantidade de benefícios.

Tenha um diário de economia doméstica

 Anotar todas as despesas e o que se gasta faz com que se possa ver exatamente onde o dinheiro está sendo empregado e a quantia para cada item está entre os principais hábitos para economizar.

Ele funciona como uma espécie de controle de calorias. Quando se percebe que o limite está sendo ultrapassado é preciso começar a cortar o que está excedente. Ferramentas online ajudam nesse controle.

Saiba o momento de comprar

Consumir de maneira racional e consciente é um dos principais hábitos para economizar. A pessoa que poupa sabe bem quando deve e quando não deve comprar algo. Ela não mistura emoção com razão e não consome por impulso.

Claro que sentimos alegria ao comprar algo para nós quando estamos tristes e chateados. Mas isso é uma satisfação passageira. A compra por emoção ou impulso deve ser evitada.

Não tenha vergonha de pedir desconto

Se você tem dinheiro para comprar à vista e está com a quantia em mãos, por que não pedir um desconto? Essa atitude não deve ser motivo de vergonha – muito pelo contrário! Tentar negociar o preço mostra o quanto você é maduro financeiramente e como respeita o seu dinheiro. Na próxima compra, lembre-se disso. O máximo que pode acontecer é não dar certo. Mas vai que dá e você paga menos?

Gostou das nossas dicas sobre os hábitos para economizar? Então aproveite para compartilhar com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Travesseiros Altenburg indicados para sua posição de dormir
Saiba como buscar o equilíbrio do sono com o travesseiro Conecta
Confira dicas de cuidado com a pele no Outono
Travesseiro Conecta: noites de sono com cuidado e saúde
1234