Bem viver
26
julho

Utensílios de cozinha que não podem faltar em sua casa

Na hora de começar a mobiliar a casa nova é preciso dar uma atenção especial à cozinha. Na verdade, este é o primeiro cômodo da casa que deveria ser ambientado, pois seu funcionamento impacta profundamente a questão da habitabilidade do imóvel. Mas pode ser confuso para algumas pessoas entender quais utensílios de cozinha são necessários para tornar o cômodo completo. Afinal, o que é prioritário para um pode não ser para outro.

Pense no que não pode faltar na sua cozinha! Calma, não se preocupe, pois vamos lhe ajudar a montar esta lista. Confira a seguir quais são os utensílios de cozinha que fazem diferença em seu dia-a-dia – e que, talvez, você nunca tenha valorizado. 

Utensílios de cozinha para preparar ou guardar alimentos

Conjunto de panelas

Elas podem ser de alumínio, inox ou antiaderente. É necessário ter um conjunto básico, contendo uma panela grande, duas frigideiras, duas panelas médias ou pequenas e uma leiteira — a propósito, é importante que elas tenham cabo e tampas. E, claro, não pode faltar a cuscuzeira para os moradores da região nordeste do Brasil.

Conjunto de facas

Outro item que está entre os utensílios de cozinha básico é um kit específico para corte. Esse conjunto deve ter uma faca grande para corte de carnes, uma faca média ou grande, com a lâmina em formato de serra para corte de pão, e uma faca menor de ponta fina, com o formato de canivete para corte de legumes.

Panela de pressão

Ela é de grande utilidade para cozinhar alimentos mais resistentes ao cozimento, pois, em minutos, a comida fica prontinha. Além do mais, as panelas de pressão hoje em dia são mais modernas, com travas resistentes, zelando por sua segurança doméstica.

Tábua de carne e legumes

Um dos utensílios mais utilizados na cozinha, a tábua indicada para comprar é a de vidro, pois esse material é mais fácil de higienizar e menos propício de ser contaminado com resíduos aglutinados nos orifícios comuns no desgaste de materiais como madeira e plástico.

Assadeiras

É recomendado ter duas assadeiras no formato retangular, para o preparo de alguns pratos como lasanhas, tortas, no tamanho médio. E, para bolos e pudins (de preferência, com o cone central), é necessária a assadeira redonda, também no tamanho médio.

Utensílios de cozinha para servir as refeições 

Conjunto de Pratos

A quantidade é bem relativa, pois depende do número de convidados que o morador costuma receber e também do número total de moradores. Levando em consideração que você vai morar só, um conjunto com 12 peças, com certeza, vai atender à sua necessidade. Geralmente, essas peças são divididas em quatro pratos fundos, quatro rasos e quatro de sobremesa.

Copos e xícaras

Os copos mais comuns são os de vidro, para servir vinho, champanhe e água. Mas, para quem tem crianças em casa ou recebê-las em caso de visitas, é bom ter copos de acrílico ou de plástico, evitando risco de acidentes domésticos. Para servir café ou chá, é importante ter um jogo de xícaras.

Faqueiro

Esse jogo de talheres deve conter:

  • garfos, facas e colheres de refeição;
  • garfos, facas e colheres de sobremesa;
  • colheres para chá e café;
  • concha para feijão;
  • espátula para tortas e bolos;
  • pegador de massa;
  • garfo trinchante;
  • colher grande para arroz;
  • escumadeira.

Jarras para suco

A mais indicada é a jarra de vidro, devido à melhor higienização. O tamanho pode ser de médio a grande, considerando as visitas que você vai receber.

Gostou das dicas? Continue acompanhando nosso blog e confira muito mais artigos como este.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Quais os primeiros cuidados com um lençol novo?
SPA em casa: 5 dicas para um momento relaxante
O que considerar ao comprar toalhas de banho?
1234