Bem viver
23
julho

Cromoterapia: como ela influencia no seu bem estar

Você sabia que as cores têm forte poder de mudar a nossa percepção das coisas e até mexer com nosso humor? Experimente entrar em um quarto todo preto, por exemplo. Aposto que você consegue imaginar que a sensação de estar em um espaço assim não vai ser das melhores. Agora imagine-se em um quarto colorido. Qual a sensação? Isso se chama cromoterapia.

O que é cromoterapia

A cromoterapia é a utilização de cores como um meio terapêutico para tratar problemas físicos e emocionais, estabelecendo a harmonia entre o corpo, a mente e as emoções. Para isso, utilizam-se as ondas emitidas pelas tonalidades amarelo, vermelho, azul, verde ou laranja, que atuam diretamente nas células. Além disso, é possível diversificar as cores, já que cada uma delas tem uma função terapêutica diferente e atua em um chakra ou órgão.

Esta prática vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações — Egito antigo, Índia, Grécia e China — com o objetivo de harmonizar o corpo, atuando do nível físico aos mais sutis. Os egípcios e chineses usaram cores para curar e ajudar o corpo a funcionar melhor, a cor estimula nosso cérebro, e desde os tempos antigos provou ser uma psicoterapia alternativa útil.

Como funciona?

A cromoterapia pode ser associada a várias práticas esotéricas, como o Feng Shui, a astrologia e os cristais. Ela é baseada nas sete cores do arco-íris (amarelo, azul, laranja, índigo, verde, violeta, vermelho e rosa), sendo que cada tonalidade possui uma vibração energética diferente, propagando efeitos em determinado espaço. 

  • Vermelho: Estimula a atividade mental, revigora a coragem e aumenta a força de vontade. Sua ação ativa a circulação e o sistema nervoso.
  • Laranja: Incentiva a mente e as novas idéias. Energiza e ajuda a eliminar as gorduras da área localizada.
  • Amarelo: Estimula o raciocínio e ajuda no autocontrole. Tem ação inspiradora e regenera os ossos.
  • Verde: Significa esperança e satisfação. Traz força e progresso mental. Acalma o sistema nervoso e os sentidos. Possui ações anti-sépticas, vaso-dilatadoras e relaxante dos nervos.
  • Azul: Transmite calma e tranquilidade. Tem ação anti-stress e analgésica. Equilibra o lado espiritual.
  • Anil: Purifica a corrente sanguínea. Possui ação anestésica e coagulante.
  • Violeta: Favorece a saúde e transforma as energias negativas em positivas. Acalma o coração, a mente e os nervos. Atua como sedativo dos nervos motores e do sistema linfático. Cauteriza as infecções e as inflamações.

Principais benefícios da cromoterapia

A cromoterapia traz diversos benefícios para o corpo e mente, contribuindo com o bem-estar e a melhora na qualidade de vida. Entre as vantagens do tratamento, destacam-se: 

  • Alívio de sintomas de determinadas doenças;
  • Melhor bem-estar físico e mental;
  • Diminuição da fadiga e cansaço;
  • Melhora dos transtornos do sono;
  • Ajuda no tratamento da dor de cabeça;
  • Estimula o sistema nervoso;
  • Contribui para reduzir o estresse e ansiedade.

Em muitos casos, a cromoterapia pode ser usada como um tratamento complementar, já que ela também contribui com a melhor circulação sanguínea, o que é ótimo para reduzir os riscos das doenças cardiovasculares.

Apesar dos inúmeros benefícios da cromoterapia, é preciso ter cuidado com o tratamento, já que a aplicação de cores erradas pode ter efeitos indesejados nos pacientes. Por esse motivo, recomenda-se que a terapia seja orientada por um profissional devidamente habilitado e com experiência no tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Quais os primeiros cuidados com um lençol novo?
SPA em casa: 5 dicas para um momento relaxante
O que considerar ao comprar toalhas de banho?
1234