Bem viver
19
julho

Yoga antes de dormir: confira os benefícios da prática

O sono é essencial para a nossa saúde em geral. Uma boa noite de descanso não é importante apenas para energia e concentração. Pesquisas mostram que ela é especialmente importante para um sistema imunológico forte e para o combate a infecções — algo importante especialmente durante uma pandemia. Infelizmente, hoje em dia, a maioria das pessoas simplesmente não dorme o suficiente, o que nos afeta em todos os aspectos de nossas vidas. Existem maneiras de ajudar como meditação e yoga antes de dormir.

Neste artigo, você vai conferir algumas dicas de posturas para praticar yoga antes de dormir e melhorar a qualidade do seu sono. Confira a seguir!!

Como o Yoga antes de dormir pode ajudar?

Sabe-se que o yoga relaxa o corpo e a mente. Isso também melhora a respiração e reduz o estresse. É por isso que o yoga promove um sono reparador. Um sono melhor contribui para uma melhor qualidade de vida. Você está bem descansado, o que permite que a mente funcione de maneira ideal. Para muitos, isso é muito difícil de alcançar naturalmente e sem a ajuda de medicamentos prescritivos. Muitos dos medicamentos que ajudam a dormir o colocam em risco de dependência. Yoga é uma opção muito melhor. Este método holístico tem sido um método comprovado de combate à insônia e padrões anormais de sono. Existem estudos para provar isso.

Posturas para praticar yoga antes de dormir

Balasana – postura de criança

Essa posição não é indicada para quem tem problemas no joelho, mas, se esse não é seu caso, vai ajudar bastante a melhorar seu sono por relaxar o sistema nervoso, as costas, os ombros, a barriga e a mente.

Se seu glúteo não encostar no calcanhar, use um cobertor dobrado embaixo do bumbum para ajudar na sustentação e relaxar. Você deve alongar os braços à frente do deixá-los relaxadamente ao lado do corpo. Quando você já estiver na postura, respire profundamente, cuidando para expandir as costas.

Supta Jaṭhara Parivartānāsana – Torção da coluna vertebral

Essa postura alonga as costas e a coluna, liberando o estresse, o que é ótimo antes da hora de dormir. Também acalma a mente e estimula os rins, intestinos e órgãos abdominais. Você pode colocar um cobertor dobrado ou um travesseiro sob o joelho dobrado. Pessoas que sofrem de lesões crônicas no joelho devem evitar fazer essa pose.

Viparita Karani – Posição Invertida

Para essa posição, coloque as pernas perpendicularmente levantadas em uma parede e mantenha a posição por 10 a 15 minutos, relaxando o pescoço e o abdômen. Essa postura pode ser feita colocando um cobertor ou travesseiro dobrado sob o pescoço ou ao longo da coluna vertebral. Este asana deve ser evitada se você tiver glaucoma ou lesões graves no pescoço.

Essa pose poderosa é uma doença para muitas coisas, incluindo insônia, ansiedade, estresse, dores de cabeça, cólicas menstruais e menopausa, que podem afetar o sono. Também alivia as pernas cansadas ou com cãibras, melhora a circulação e alonga a parte de trás das pernas e do tronco. 

O que achou das dicas? Que tal praticar essas posições antes de dormir e ver os resultados?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Dicas para ter cachorro em apartamento
Roupa de cama infantil: como deixar o quarto mais divertido
Utensílios de cozinha que não podem faltar em sua casa
Cromoterapia: como ela influencia no seu bem estar
1234