Bem viver
16
julho

Estilo romântico: como decorar sua casa com amor

A decoração em estilo romântico é daquelas que faz você se apaixonar por cada detalhe. Quem adota esta inspiração para si tem como principal característica o bom gosto e o apreço pelos tons pastéis e cleans. Ela valoriza combinações delicadas, charmosas e femininas, que procuram acrescentar um toque de romantismo em diferentes lugares da casa. 

A decoração estilo romântico não serve apenas para agradar as mulheres. Ela tem, na verdade, a intenção de criar ambientes mais íntimos, confortáveis, sofisticados e seremos. Muitas vezes, a estética valoriza elementos de época, por isso tem a capacidade de transportar os moradores para outras décadas. Confira algumas dicas de como aplicar o estilo romântico na sua decoração.

Ideias de estilo romântico na decoração

A decoração estilo romântico é caracterizada por compor ambientes elegantes, projetados para serem confortáveis, acolhedores e serenos. As cores mais utilizadas nesse estilo possuem tons suaves, neutros e pastéis, criando a possibilidade de adicionar cores mais fortes como amarelo, vermelho, verde e lilás, em pontos estratégicos, sem perder o “romantismo”.

Aposte em móveis estilo provençal

O mobiliário do estilo romântico é composto por móveis de outras épocas, com estilo provençal. Essas peças possuem pés arredondados, detalhes vistosos e traços curvilíneos. Na maioria das vezes, os móveis antigos recebem uma pintura na cor branca e assumem um ar ainda mais provençal.

Use e abuse de Flores e acessórios

As flores são quase que um item obrigatório quando falamos em decoração estilo romântico. Elas podem – e devem – estar presentes em diversos pontos do ambiente como nos móveis e também nas paredes. Um papel de parede floral é uma ótima opção para compor o estilo de decoração romântico.

Também é possível utilizar flores da estação para deixar o ambiente ainda mais charmoso e perfumado. Um vaso cheio de flores em cima da mesa ou na sala de estar, além de perfumar, torna a decoração ainda mais preciosa.

Valorize o handmade e texturas

Para quem não conhece o handmade, trata-se de diferentes cômodos decorados com objetos decorativos feitos à mão ou que valorizam o seu lado mais artesanal. O melhor exemplo disso é a decoração da casa da vovó, toda trabalhada no tricô, crochê e lã.

O estilo romântico tem tudo a ver com o handmade, justamente por todo este lado delicado. Use uma manta de tricô para decorar a poltrona ou mesmo uma almofada cheia de fuxicos rosadinhos para valorizar ainda mais este estilo decorativo.

Utilize objetos vintage

Os objetos vintage são elementos que fizeram sucesso na decoração em outras épocas, como nos anos 20, 30 e 40. Entre as peças que merecem destaque, vale ressaltar os lustres de cristal, vitrolas, gaiolas, vasos com estampas florais, espelhos com molduras rebuscadas, bandejas de metal, quadros com inspirações vitorianas e as máquinas de escrever.

Aposte em itens decorativos

Essa é a decoração dos detalhes. Portanto, invista nos objetos decorativos, adequando-os ao restante do ambiente. As peças artísticas são sempre bem-vindas. Podemos citar quadros, esculturas, objetos comprados em viagens, porcelanas, pratas, entre outros ícones que carreguem afetividade e história. Além disso, os espelhos dão aquele up no visual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Dicas para ter cachorro em apartamento
Roupa de cama infantil: como deixar o quarto mais divertido
Utensílios de cozinha que não podem faltar em sua casa
Cromoterapia: como ela influencia no seu bem estar
1234