Bem viver
9
julho

Organizar gavetas: dicas para colocar em prática

Todo mundo tem o hábito de utilizar as gavetas para armazenar nossos pertences. Mas chega um momento que, com a correria do dia a dia, elas viram um caos. Aliás, existe uma cena mais caótica do que você abrir uma gaveta do armário e não encontrar aquele objeto que você precisa tanto? Pensando em te ajudar, separamos algumas dicas de como organizar gavetas de forma prática. Confira!

Como organizar suas gavetas 

É importante entender que não são as gavetas que estão desorganizadas. Nós temos hábitos que propiciam a desorganização. Quando se trata de limpeza, existe somente um tripé: funcionalidade, praticidade e campo de visão. O primeiro diz respeito ao nosso uso para os objetos e produtos da casa. Assim, a primeira dica é tirar um tempo para realmente separar o que é útil do que não serve mais. Somente depois passe a organizar. Então, vamos lá!

  1. Divida por categorias

Primeiramente, nada de misturar tudo. O primeiro passo para organizar gavetas é separar tudo em gavetas específicas e, além disso, não misturar as coisas quando ficar com preguiça de separá-las. Antes de tudo, estabeleça uma gaveta para cada categoria. Funciona assim: gaveta de roupa íntima, academia, biquíni, entre outros. 

Cada um no seu espaço específico. Além disso, é muito importante que você se organize de forma que consiga visualizar tudo o que tem dentro dela. Se ajudar, você pode colar etiquetas coloridas para distinguir o que há no interior de cada gaveta.

1. Coloque seus objetos em potes ou xícaras

Reutilize potes de vidro para colocar objetos pequenos, aproveite para especificar o que cada pote guarda. Ou, caso você tenha uma coleção de xícaras que não usa mais, pode utilizá-las para colocar bijuterias. Além disso, um dos melhores suportes é o organizador de gavetas. Não importa se são de plásticos, de metais ou de tecidos, ter um bom separador vai fazer toda a diferença na hora de organizar suas gavetas.

2. Decore o interior de cada gaveta

Escolha uma cor para cada gaveta, pintando de cores diferentes o interior de cada gaveta. Isso pode ser feito com tinta spray, cuja secagem é bem rápida. Caso não leve jeito para pintar, escolha pedaços de tecidos ou papel. Opte por cores e padrões que você já tenha familiaridade, dessa forma você poderá lembrar facilmente a localização de cada objeto.

Erros cometidos na hora de organizar gavetas

É muito comum que depois de levar horas para organizar gavetas, em apenas alguns dias elas já estejam fora de ordem novamente. Existem dois erros que ajudam demais a desordem a ganhar espaço. 

  1. Não ter uma gaveta para cada categoria, a pessoa simplesmente joga o que for em qualquer gaveta que está em sua frente. 
  2. Colocar uma coisa em cima da outra, empilhar ou simplesmente jogar em cima das outras de forma que você não visualize o que tem por baixo.

Reserve um dia a cada  três ou seis meses, para que seja feita uma revisão em todas as gavetas. ‘Descarte o que não serve mais, faça um bazar de trocas com família e amigos. O que permanecer, faça uma doação, mas o importante é livrar-se dos excessos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Como evitar as bolinhas de roupa de cama
A importância de usar um travesseiro específico para pets
Como limpar box de banheiro em passos simples
Diferença entre Porta travesseiros e fronhas
1234