Bem viver
5
julho

Tipos de Algodão e seus benefícios para a roupa de cama

A escolha de roupas de cama vai além de cores e estampas. É importante ter jogos de cama de qualidade, afinal, são as peças que ficam em contato direto com nosso corpo a noite toda. Por isso, a escolha dos tecidos garante o conforto. Conheça a seguir os tipos de algodão e quais seus benefícios para as roupas de cama.

Algodão: tecido tradicional

O algodão é o material mais utilizado de todos os tipos de tecido para roupa de cama. Por ser macio e antialérgico, é grande a procura por roupa de cama feita 100% de algodão. Este tipo de tecido possui uma excelente relação entre custo e benefício, especialmente quando se considera suas características térmicas naturais, que preservam o calor do corpo em temperaturas baixas, e não deixam que fique quente demais quando estiver fazendo calor. 

O algodão é um dos tecidos para roupa de cama com características únicas. Ele é natural, marcado pelo conforto, durabilidade e versatilidade. Para completar, o algodão é hipoalergênico, ou seja, tem baixíssima tendência a provocar reações alérgicas.

Os jogos de cama de algodão são mais frescos e não costumam provocar irritações na pele. A variação na qualidade e durabilidade é grande, por isso, é essencial observar as etiquetas e informações. 

Existem peças mais tradicionais, normalmente chamadas apenas de 100% algodão, e as peças de malha, 100% algodão com tratamento dos fios, que costumam ser penteados. Os lençóis de malha são suaves e delicados, por isso, esse material é usado nos conjuntos infantis e de bebê.

Algodão egípcio: durável e sofisticado

O algodão produzido no Egito possui particularidades que o fazem ser bastante requisitado no mundo todo.

O material possui um toque leve e bastante macio, devido às suas fibras longas e finas — na fase de fabricação, quanto mais longas e finas forem as fibras, mais fino e sem imperfeições será o fio. Por isso, se torna um tecido mais durável e com aspecto perfeito naturalmente.

Por ser um tecido mais refinado, o seu custo pode ser um pouco mais alto que os demais, mas a qualidade e durabilidade com certeza compensam o preço.

Algodão pima: resistência e qualidade

O algodão pima é bem menos conhecido que o egípcio, porém suas qualidades são muito similares. Suas fibras formam um tecido delicado e macio, que resultam em excelentes roupas de cama.

Esse material destaca-se também pelo brilho de suas fibras e pela facilidade na manutenção — pode ser lavado à máquina sem perder as suas propriedades originais, mesmo após diversas lavagens. 

Como o algodão pima é cultivado basicamente no Peru, cuja área de plantio não é muito extensa, a matéria prima se torna mais escassa, elevando os custos de produção. Ainda assim, é um investimento que vale a pena, devido à sua resistência e qualidade.

Ao comprar roupas de cama, mantenha em mente que, quanto mais fios o tecido para roupa de cama tiver — ela pode ter 180, 300 ou 800 fios —, maior será seu conforto e sua maciez. Além disso, procure sempre considerar questões como: durabilidade, praticidade e bem-estar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Quais os primeiros cuidados com um lençol novo?
SPA em casa: 5 dicas para um momento relaxante
O que considerar ao comprar toalhas de banho?
1234