Bem viver
2
julho

Como ter uma rotina noturna mais saudável

Ter uma rotina noturna saudável é receita para uma noite bem dormida e mais qualidade de vida. Aliás, alguns hábitos ajudam a relaxar melhor e ter mais energia para começar cedo no dia seguinte. Isso promove um impacto positivo na sua saúde mental e produtividade. Por isso, cultive hábitos noturnos saudáveis. 

Separe um tempo para desligar-se do trabalho à noite. Desligue seu celular e priorize o relaxamento. Pratique o pensamento positivo à noite e sinta-se mais capacitado e motivado na manhã seguinte. Para te ajudar nisso, separamos algumas dicas para inserir no seu dia a dia e se preparar para uma boa noite de sono. Confira!

Rotina noturna: leia para aprender

No dia a dia é difícil encontrar tempo para ler. Se você reservar um tempinho para um bom livro durante a noite pode abrir o leque de informações acumuladas no cérebro e descobrir uma forma leve de ampliar os horizontes em sua rotina noturna. Além disso, a leitura nos ajuda a viajar por lugares grandiosos. Não importa o quanto de estresse tivemos durante o trabalho, em nossas relações pessoais ou inúmeros outros problemas enfrentados na vida cotidiana. 

Medite

Meditar antes de dormir é uma prática maravilhosa e que vai te trazer resultados surpreendentes, além de despertar em você o sentimento de gratidão em sua rotina noturna. Ainda que alguns obstáculos tenham surgido, expressar gratidão mantém a mente positiva e otimista e atrai bons acontecimentos.

Cuide da sua alimentação

Se você está em um processo de desaceleração na sua rotina antes de dormir, evitar elementos como nicotina e cafeína é fundamental. Esses estimulantes podem deixar a chegada do sono ainda mais distante.

Bebidas que incluem álcool e comidas muito gordurosas podem até te dar uma certa sonolência, mas também são prejudiciais. O ideal é se alimentar de algo leve o suficiente para te manter alimentado e satisfeito. 

Planeje seu amanhã

Passe alguns minutos pensando sobre o que você precisa fazer no próximo dia, mas tenha certeza de não se desgastar muito com essa atividade. Simplesmente defina sua agenda e tome notas das tarefas mais importantes do seu próximo dia. Um bom planejamento está diretamente ligado ao sucesso. 

Desconecte-se

Devido à abundância de dispositivos e à facilidade de alcance, pode ser ainda mais desafiador se desconectar. Uma maneira segura de fazer acontecer é tomar uma decisão consciente de fazê-lo. As pessoas bem-sucedidas sabem quando deixar a tecnologia de lado. Por exemplo, se a hora de dormir é às 11:00. Cultive o hábito de desligar todos os dispositivos até às 10:00 ou mesmo antes. 

Além disso, a luz emitida por smartphones, tablets e laptops pode causar insônia.  Ela afeta a produção de melatonina, hormônio responsável por dar ao nosso corpo dicas de que está na hora de dormir. Portanto, desconecte-se, desligue as luzes e, se preferir, use uma máscara para criar uma atmosfera calma para seu sono.

Priorize o sono

Compreenda a importância de dormir adequadamente, incluindo as principais funções restauradoras que fornece ao corpo e seu rejuvenescimento mental. O sono correto fortalece o sistema imunológico e libera hormônios como o de crescimento e insulina. Além disso, o bom sono também fortalece nossa memória, deixa a pele mais bonita e saudável, ajuda a relaxar e descansar a musculatura.

Gostou das dicas? Então continue acompanhando nosso blog para ler mais artigos como este.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Dicas para ter cachorro em apartamento
Roupa de cama infantil: como deixar o quarto mais divertido
Utensílios de cozinha que não podem faltar em sua casa
Cromoterapia: como ela influencia no seu bem estar
1234