Bem viver
30
junho

Toalha de mesa perfeita: como escolher a sua

Reunir amigos e família em um jantar especial é a melhor coisa. Mas deixar tudo perfeito para esse momento pode ser um grande desafio. No entanto, saber escolher a toalha de mesa perfeita para o evento ajuda a deixar o encontro mais especial e bonito. Aliás, esta é uma peça que transforma a decoração, ajudando a compor um ambiente muito mais elegante. Mas, não é só isso: também possibilita proteger móveis, evitando danos como manchas e arranhões, além de facilitar a limpeza.

Quer montar uma mesa incrível, super elegante e prática, mas não sabe como escolher a toalha de mesa perfeita? Então, confira as dicas que separamos e aproveite para adotá-las em ocasiões especiais e, inclusive no dia a dia!

Dicas para escolher a toalha de mesa perfeita

A dupla mesa e toalha está para a perfeição tanto quanto a famosa combinação “arroz com feijão” – ou “goiabada com queijo”. Com toda a certeza, a toalha de mesa tem lugar garantido nos lares. Isso porque as várias opções de formatos, modelos, tamanhos, cores e texturas permitem que possamos ter a peça perfeita para cada ocasião. Porém, escolher a toalha de mesa perfeita tem alguns segredinhos. 

Formato e tamanho da mesa

O formato da mesa deve ser o mesmo da toalha, para garantir que o móvel fique totalmente coberto. Existe toalha de mesa redonda, retangular, quadrada e oval, basta escolher a opção que seja idêntica ao formato do móvel.

Além do formato, considere também o tamanho da mesa. Se comprar uma toalha pequena, toda a superfície do móvel não ficará coberta. Caso adquira um modelo muito grande, há o risco de a peça tocar o chão.

Quando for comprar toalha de mesa perfeita, considere essas medidas e prefira a versão um pouco maior do que o tampo, para garantir caimento nas laterais, complementando a decoração com muito mais estilo.

Tecido

Assim também como o tamanho da toalha de mesa perfeita, precisamos eleger o nosso tecido preferido – ou que combine mais com a finalidade pretendida. Logo abaixo, conheça os mais comuns:

  • Algodão: perfeito para o dia a dia e eventos casuais, pois é macio, durável, fácil de limpar e com valores mais baixos.
  • Poliéster: este tecido tem todas as vantagens do algodão e ainda é mais sedoso, brilhante, de ótimo caimento e não amassa facilmente. Ou seja, aposta certa para as ocasiões formais.

Estilo da toalha de mesa perfeita

A melhor forma de ser guiada durante qualquer decoração é escolher um estilo decorativo. Assim, você consegue encontrar a toalha de mesa ideal. Confira algumas opções:

  • Romântico: a estampa floral, os bordados e detalhes em renda são bastante característicos dessa decoração. Para a harmonização à mesa ficar completa, aposte em louças lisas.
  • Clássico: em qualquer ocasião formal, o branco reina. Sendo assim, a fim de acertar na escolha de uma toalha que combina com esse estilo, faça uso de um têxtil nessa cor.
  • Moderno: para seguir esse estilo com perfeição, utilize uma toalha de mesa lisa. Complemente o décor com elementos decorativos nas cores preto e cinza.
  • Tropical: exuberantes e estampadas, as toalhas de mesa do tipo fazem alusão à natureza, abusando de frutas, folhas e flores. Faz sucesso em ocasiões descontraídas e despretensiosas.

Ocasião

Além dessas dicas acima, também é preciso levar em consideração alguns fatores para escolher a toalha de mesa perfeita. Por exemplo, se o evento no qual a mesa será utilizada exigir mais formalidade, o caimento da toalha deverá ser um pouco mais longo. Já para festas infantis ou reuniões descontraídas, a barra não precisa ser tão grande.

Gostou das dicas? Continue acompanhando nosso blog para mais artigos como este.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Cores para cozinha: dê mais vida ao ambiente
7 Coisas que ninguém te conta sobre morar sozinho
Tudo o que você precisa saber para criar um cantinho pet
Ambiente integrado: dicas e inspirações para montar o seu
1234