Bem viver
14
junho

Manchas do edredom: aprenda como eliminar

Ter roupas de cama lindas e aconchegantes nem sempre é uma tarefa fácil. Principalmente com o inverno se aproximando, é hora de tirar os cobertores e edredons do guarda-roupa para se aquecer durante as noites. Mas, às vezes, você escolhe aquela roupa de cama digna de cena de novela, coloca ela em uso e, de repente, se depara com uma mancha! Sem contar no mofo que muitas vezes fica impregnado. Mas calma, nós temos algumas dicas para te ajudar nesse problema. Confira a seguir como tirar as manchas do edredom.

Como prevenir as manchas do edredom

Antes de aprender a tirar as manchas do edredom, vamos te ensinar a preveni-las. Primeiro de tudo, invista em um protetor de colchão, o custo benefício é ótimo e eles impedem que o calor e a umidade se transfiram para as roupas de cama, mantendo a qualidade por mais tempo. 

Outra dica importante é sempre guardar os edredons limpos entre uma estação e outra. Parece algo bobo e óbvio, mas muitas pessoas apenas percebem que está calor, dobram e deixam no guarda-roupa como se não houvesse nenhum problema – mas tem e muito! O ideal, inclusive, é armazená-los dentro de um saco plástico para evitar qualquer tipo de mofo.

Como tirar manchas do Edredom

 

Existem algumas receitinhas caseiras infalíveis para a eliminação do mofo e manchas nos edredons, cobertores e roupas de cama. 

Como tirar o mofo 

Para limpar o mofo do seu edredom é muito fácil e não tem segredo. No caso de manchas pequenas, uma boa opção é misturar um pouquinho de vinagre e bicarbonato de sódio. Feito isso, basta esfregar com uma escova de dentes velha por todo o local e deixar agir por 10 minutos.

No caso de manchas maiores, é possível usar uma xícara de vinagre branco em um recipiente com 1 litro de água. Em seguida, coloque a peça dentro desse recipiente e deixe descansar por aproximadamente 1 hora. Depois basta lavar normalmente.

Manchas e odor de suor 

Ninguém merece uma roupa de cama com aspecto de mal cheiro e suor, não é mesmo? Para eliminar isso da sua, aplique suco de limão, deixando algumas horas de molho. Após isso é só lavar como de costume.

Manchas específicas

  • Chiclete: aplique gelo sobre a goma de mascar grudada até que ela endureça o suficiente para ser removida com facilidade.
  • Ferrugem: coloque sal e suco de limão em cima da mancha e deixe-a exposta ao sol, ou passe a ferro com a proteção de um tecido branco. Lave normalmente.
  • Graxa: o uso de um sabonete branco em barra é suficiente para acabar com a mancha de graxa. Neste caso, é só esfregar o sabonete sobre a mancha e lavar a peça em seguida.
  • Gordura: coloque talco sobre a mancha, de forma que absorva toda a oleosidade. Depois disso, lave normalmente.
  • Suor: aplique suco de limão sobre a mancha e deixe a peça de molho. Lave normalmente.
  • Vinho: é importante agir rápido, nesse caso. Aplique água morna logo que a mancha se formar e em seguida lave normalmente.

Agora que você já sabe como cuidar melhor das manchas do edredom, que tal aprender a tirar o cheiro de mofo das toalhas de banho? Confira tudo lendo este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Dicas para ter cachorro em apartamento
Roupa de cama infantil: como deixar o quarto mais divertido
Utensílios de cozinha que não podem faltar em sua casa
Cromoterapia: como ela influencia no seu bem estar
1234