Bem viver
21
abril

Porque e quando devo trocar o meu travesseiro?

Mulher sentada na cama segunrando um travesseiro branco com lençol branco trocar travesseiro

O sono é um item essencial no nosso dia a dia. Isso porque uma noite bem dormida nos ajuda a recarregar as energias para a rotina agitada. Além disso, contribui para manter-se saudável, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade. No entanto, alguns aspectos são muito importantes para garantir que o descanso seja de qualidade, como por exemplo, a frequência para se trocar o travesseiro.

A troca do travesseiro é fundamental para proporcionar conforto, ajudar no alinhamento da coluna cervical, no relaxamento dos músculos e até na circulação sanguínea. Mas você sabe qual a frequência ideal para trocar o travesseiro? Confira neste artigo.

Porque devo trocar o travesseiro?

Os travesseiros são muito importantes no processo de sono, no entanto, durante o tempo de uso o travesseiro é esconderijo predileto de ácaros, fungos e bactérias. Eles se alimentam das secreções que eliminamos em quanto estamos dormindo, como saliva, lágrimas, coriza, pele morta, além de sujeiras e poeiras. A gente não percebe, mas tudo isso acaba se alojando no interior do travesseiro durante a noite.

Junto com fungos e bactérias, os ácaros podem causar malefícios para a saúde, principalmente em pessoas já alérgicas. Por isso, você precisa levar em consideração trocar o travesseiro após 2 anos de uso, mesmo sendo higienizados com frequência, 25% de seu peso corresponde a estes microrganismos.

Com que frequência devo trocar o travesseiro?

O ideal é trocar o travesseiro a cada dois anos. Em algumas situações, ele deve ser trocado até antes. Aliás, não importa se ele esteja limpo, pois mesmo após esse tempo de uso, é necessário substituí-lo da mesma forma, visto que o produto não oferece mais a sustentação adequada para a coluna.

Além de evitar problemas como as alergias respiratórias, quando você troca o travesseiro, preserva a sua coluna e postura. Isso porque a altura do travesseiro é importante para manter a coluna e o pescoço na posição correta e evitar dores musculares.

Como avaliar se o travesseiro ainda pode ser usado?

Manchas amarelas

As secreções orgânicas podem causar manchas, assim como o envelhecimento do tecido que recobre o recheio dos travesseiros. Este é o primeiro sinal de que você precisa trocar o travesseiro, pois perdeu a validade.

Formato do travesseiro

Nossa cabeça e pescoço são pesados e por isso, com o passar do tempo, causam alterações no formato do travesseiro. Esse fato pode prejudicar a sustentação da cervical, uma vez que a altura do travesseiro diminui.

trocar travesseiro altenburg visco tradicional alto marfim

Desgaste

Da mesma forma que a mudança no formato prejudica o sono, o desgaste também é motivo para trocar o travesseiro. Um modelo de travesseiro adequado para o uso é difícil de ser dobrado e, após essa ação, retorna a sua forma inicial rapidamente. Por isso, se você dobrá-lo ao meio e ele não voltar ao formato natural, é um sinal de que a validade expirou e que é preciso trocar o travesseiro por outro novo.

E então, entendeu a importância de trocar travesseiro periodicamente para a sua saúde? Está na hora de trocar o seu? Confira algumas opções disponíveis no nosso outlet online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Como evitar as bolinhas de roupa de cama
A importância de usar um travesseiro específico para pets
Como limpar box de banheiro em passos simples
Diferença entre Porta travesseiros e fronhas
1234