Bem viver
12
abril

Frutas do outono: conheça os benefícios e inclua na sua alimentação

Frutas do outono banana laranja abacate mamão abacaxi melão melancia uva

O outono finalmente chegou e com eles as frutas da estação. A cada temporada, diferentes frutas, legumes e verduras têm as melhores condições para cultivo. E consumir alimentos produzidos na estação traz muitos benefícios. Isso porque a produção vai precisar de menos defensivos agrícolas e tecnologia, além de ser muito mais barato para o consumidor. Então, porque não ficar por dentro da fruta do outono e aproveitar todas essas vantagens, além das nutricionais. 

Quais são as frutas do outono?

As frutas produzidas na estação são muito mais saborosas, baratas e saudáveis. Além disso, elas fornecem vitaminas e minerais, como potássio, zinco, cálcio e magnésio, além de fibras alimentares que ajudam a regular o organismo. As principais vitaminas presentes são A, C e E. Elas ajudam a proteger o nosso corpo, aumentando nossas defesas contra doenças e viroses. Isso sem falar que elas são deliciosas. Conheça a seguir quais são as frutas do outono e como elas podem contribuir para a sua dieta.

Abacate

frutas do outono avocado abacate cortado ao meio

O abacate é uma fruta do outono rica em gordura monoinsaturada e considerada muito benéfica para a saúde cardiovascular. Além disso, possui zinco, selênio e vitamina E, conhecido por combater os radicais livres. 

Caqui

frutas do outono caqui cortado ao meio com fundo branco

O caqui é uma grande fonte de licopeno e apresenta alto índice glicêmico, o que não é indicado para quem tem diabetes. Esta fruta do outono possui vitaminas C e E e pode ser consumida in natura ou em algum suco. 

Figo

fruta figo cortado ao meio Ficus carica

O figo também é um alimento com alto índice glicêmico, no entanto, tem nutrientes muito importantes para o organismo. A fruta é fonte de zinco e fibras e contém antocianina. Além disso, é antioxidante que ajuda a evitar a queda de cabelo, fortalece as unhas e neutraliza os radicais livres. 

Graviola

frutas do outono graviola Annona muricata cortada ao meio

 

A graviola é uma fruta do outono de muito valor nutricional por conter fitoquímicos que ajudam a combater as inflamações. Além disso, sua seiva proporciona bastante saciedade no organismo. 

Goiaba

frutas do outono goiaba cortada ao meio fundo branco

 

O licopeno é um nutriente que a maioria das pessoas acham que tem apenas no tomate. No entanto, a goiaba tem alto teor da substância, que por sua vez, possui poder antioxidante e ajuda na prevenção do câncer de próstata. A dica é comer esta fruta do outono com casca, pois contém pectina, promovendo a saciedade. 

Maracujá

frutas do outono maracuja cortado ao meio fundo branco

 

O maracujá é uma excelente fonte de vitamina C. No entanto, o que muita gente não sabe é a grande quantidade de fibras presente na casca, que geralmente é jogada no lixo. Aliás, essa parte da fruta pode ser aproveitada em forma de farinha ou até mesmo batida com as sementes para fazer o suco. Isso vai trazer mais consistência e muito mais nutrientes para a bebida. 

Coco

frutas do outono coco cortado ao meio fundo branco

O coco é uma fruta do outono rica em gordura monoinsaturada, potássio, magnésio e de triglicerídeos de cadeia média. Esse último nutriente é uma gordura responsável pelo sucesso do óleo de coco, pois não é acumulada pelo corpo como fonte de energia. 

kiwi

O kiwi é outra fruta do outono rica em vitamina C. O alimento atua sobre o corpo e o sistema imunológico, além de ter baixo índice glicêmico. O alimento é prático de ser consumido, pois basta descascar. Outra opção é cortá-lo ao meio e tirar sua polpa com uma colher.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Travesseiros Altenburg indicados para sua posição de dormir
Saiba como buscar o equilíbrio do sono com o travesseiro Conecta
Confira dicas de cuidado com a pele no Outono
Travesseiro Conecta: noites de sono com cuidado e saúde
1234