Bem viver
29
março

Cochilo fora de hora tem suas vantagens. Descubra mais


Cochilar pode ser útil ou prejudicial, dependendo de alguns fatores diferentes, como sua idade, a que horas e por quanto tempo você cochila e o motivo do cochilo. 

Nem todos os cochilos são iguais, e muitos fatores influenciam o quão úteis os cochilos podem ser. Por exemplo, ao tirar uma soneca logo cedo, você pode manter seu nível de energia ao longo do dia. Conheça alguns benefícios!

Melhor cognição
Tirar uma soneca revigorante deixa você mais alerta, fazendo o seu cérebro funcionar com mais eficiência. Além disso, os cochilos reduzem o nível de adenosina no cérebro. A adenosina é um neurotransmissor que promove o sono e desempenha um papel na cognição.

Memória aprimorada
Os cochilos podem promover a consolidação da memória (o processo em que nosso cérebro transforma as informações em uma memória de longo prazo). Uma boa soneca logo após aprender algo novo parece nos ajudar a reter essa informação.

Aumento da imunidade
Além de continuar lavando as mãos e praticando o distanciamento físico, cochilar regularmente pode ajudar seu sistema imunológico – isso por que os cochilos ajudam a reduzir os níveis de citocinas inflamatórias e norepinefrina, uma substância química que ajuda a controlar a imunidade.

Qual deve ser a duração do cochilo?

“Para a maioria das pessoas, o “cochilo energético” de 20 a 30 minutos é ideal para aumentar o estado de alerta e o foco”, diz Jeff Rodgers, DMD, especialista certificado em sono do American Board of Dental Sleep Medicine e do American Sleep and Breathing Academy.

“Acordar apenas 30 minutos depois de adormecer para tirar uma soneca garante que você está nos estágios iniciais do ciclo de sono e não vai se sentir tonto ao acordar”, diz ele.

Cochilos mais longos também podem interferir na qualidade do seu sono noturno, acrescenta Alex Dimitriu, MD, fundador da Menlo Park Psychiatry & Sleep Medicine, que é certificado em dupla pensão em psiquiatria e medicina do sono.

“Algumas pessoas podem entrar em ciclos de cochilos durante o dia e, como consequência, dormir mal à noite”, diz ele.

No entanto, se você estiver realmente tendo dificuldades ao dormir, Rodgers diz que uma soneca de 90 minutos pode funcionar. “Esse cochilo garante que todo um ciclo de sono ocorra”, explica ele.

Como faço para tirar uma soneca?

Para os melhores e mais benéficos cochilos, siga este conselho de especialistas em sono como Rodgers:

  • Cochilo entre 13h e 15h – “Essas horas são um período de descanso natural para os humanos. Se você tentar cochilar antes disso, seu corpo provavelmente não estará pronto para dormir mais, e se você cochilar mais tarde, pode atrapalhar seu sono à noite ”, explica Rodgers.
  • Deixe o ambiente o mais escuro, fresco e silencioso possível. Experimente uma máscara para os olhos, se isso ajudar.
  • Você pode querer tirar uma soneca em um sofá ou cadeira confortável, em vez de em sua cama. “Você não quer ficar muito confortável e dormir por muito tempo, pois isso pode dificultar o acordar”, diz Lauren Broch, PhD, psicóloga do sono na Northwell Health.
  • Considere uma soneca logo após o café-da-manhã: beba uma xícara de café antes de se deitar. “Ao acordar, você se recupera do cochilo e a cafeína começa a fazer efeito, o que pode contribuir para uma experiência pós-cochilo muito produtiva”, diz Dimitriu. No entanto, não faça isso muito tarde durante o dia, pois pode tornar mais difícil adormecer à noite.

Fontes: Healthline e Sleep Foundation.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM


Como evitar as bolinhas de roupa de cama
A importância de usar um travesseiro específico para pets
Como limpar box de banheiro em passos simples
Diferença entre Porta travesseiros e fronhas
1234