Bem viver
19
março

Como driblar a insônia em poucos passos


A insônia é um distúrbio do sono que afeta até 35% dos adultos. É conhecida por causar problemas para dormir e permanecer dormindo durante a noite. Pode ter efeitos graves, levando à sonolência diurna excessiva, maior risco de acidentes de carro e efeitos da privação de sono na saúde.

As causas comuns de insônia incluem estresse, uma programação de sono irregular, hábitos de sono ruins, distúrbios de saúde mental como ansiedade e depressão, doenças físicas e dor, medicamentos, problemas neurológicos e distúrbios específicos do sono. Para muitas pessoas, uma combinação desses fatores pode iniciar e agravar a insônia.

A boa notícia é que a maioria dos casos de insônia pode ser curada com mudanças que você mesmo pode fazer – sem depender de especialistas em sono ou recorrer a remédios para dormir. Ao descobrir as causas e fazer mudanças simples em seus hábitos diários e ambiente de sono, você pode acabar com o pesadelo da insônia e, finalmente, ter uma boa noite de sono.

Hoje, vamos compartilhar com você 3 alternativas que podem te livrar de passar horas virando de um lado para o outro até pegar no sono.

Observar o relógio aumenta a ansiedade

Ficar de olho nos segundos, minutos ou horas quando você está tentando dormir pode gerar muita ansiedade. Para evitar isso, vire o relógio para que você não possa ver a tela, e faça algo produtivo para passar o tempo e estimular o sono: leia um livro, levante e faça algumas tarefas leves pela casa, ou tome uma xícara de chá (descafeinado) ou leite morno para ajudá-lo a adormecer. 

Pessoas que sofrem de dor lombar costumam ter problemas para dormir

Em um estudo, pessoas que tinham dor lombar aguda ou crônica relataram problemas iguais com a qualidade do sono. O nível de dor não foi associado a distúrbios de repouso. Se você está sofrendo de dores nas costas, tente dormir de lado para reduzir a pressão na parte inferior das costas. Coloque um travesseiro entre os joelhos para garantir que seus quadris estejam alinhados para reduzir ainda mais a tensão lombar. Certifique-se de que seu colchão seja suficientemente resistente e que não agrave sua dor nas costas.

Colchão e cobertores antialérgicos

As alergias interferem na capacidade de dormir o suficiente enquanto causam, em muitas pessoas, sintomas como espirros e tosse, além de congestão nasal e até ronco. 

Os ácaros são um alérgeno comum encontrado na roupa de cama. Para minimizar a exposição aos invasores, aposte nos protetores antibacterianos de colchão e de travesseiro. Troque a roupa de cama com frequência, pelo menos uma vez por semana e lave tudo em água com temperatura mínima de 54 graus para matar os ácaros. Além disso, mantenha os animais de estimação fora do quarto para minimizar a exposição aos pelos.

Consulte o seu médico para problemas crônicos do sono

Todo mundo sofre de insônia ocasional de vez em quando, mas problemas crônicos de sono podem ser um sinal de um problema sério. Certas condições médicas ou medicamentos podem interferir no sono. A falta de sono pode contribuir para a dificuldade de concentração, problemas de memória e aumento do risco de acidentes. 

Fone: Sleep Foundation.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Travesseiros tecnológicos: quatro opções para seu bem-estar
Como se fala Altenburg – Vídeo
Confira dicas para se manter saudável no Outono
Travesseiros Altenburg indicados para sua posição de dormir
1234