Bem viver
24
fevereiro

Depressão ou ansiedade? Como identificar as diferenças


Segundo o próprio relatório da OMS, é grande o aumento de pessoas com depressão durante a última década. E, nessa categoria, o Brasil é um dos primeiros da lista entre os países latino-americanos, com média de 12 milhões de pessoas que sofrem com a doença.

Infelizmente, a ansiedade supera esse número e é a mais presente no Brasil. Os sintomas dessa doença interferem diretamente na qualidade de vida de quase 10% dos brasileiros.

E, com a chegada da pandemia em 2020, a estimativa era de crescimento significativo de pacientes com sinais de ansiedade e depressão. Por isso, viemos esclarecer as principais diferenças entre essas doenças.

Os termos “ansioso” e “deprimido” são muito usados – e por um bom motivo. Ambos são emoções normais de se sentir, que ocorrem diariamente frente à situações de risco ou perigo (no caso de ansiedade), ou circunstâncias decepcionantes e perturbadoras (no caso de depressão).

Compreender as diferenças entre as duas emoções e descobrir a gravidade do problema pode ajudá-lo a determinar como se sentir melhor.

A relação entre ansiedade e depressão

Ansiedade e depressão compartilham uma base biológica. Quadros persistentes de ansiedade ou baixo-astral, como os vivenciados por pessoas com ansiedade clínica e transtornos de humor, envolvem alterações na função do neurotransmissor. Pensa-se que os baixos níveis de serotonina influenciam ambas as doenças, além de outras substâncias químicas cerebrais, como a dopamina e a epinefrina. 

A ansiedade e a depressão podem ocorrer sequencialmente, uma em reação à outra.

Diferenças mentais entre ansiedade e depressão

A ansiedade e a depressão têm características psicológicas distintas. Seus sintomas e expressões são diferentes, e podem variar de acordo com o nível da doença.

Resumindo, as pessoas com ansiedade estão mentalmente preocupadas em um grau desproporcional ao risco real ou à realidade. E, as que sofrem com depressão, costumam apresentar desânimo, falta de energia e perda de vontade em realizar qualquer tipo de tarefa ou atividade.

Diferenças físicas entre ansiedade e depressão

Os sintomas físicos de ansiedade ou depressão podem ser exaustivos para quem enfrenta as doenças.

O estado físico de ansiedade pode ser caracterizado, em geral, como o de uma maior excitação. Enquanto a depressão é caracterizada principalmente por mudanças nos processos físicos.

Se você se identificar e possuir a maioria dos sintomas, aconselhamos procurar um psicólogo ou psiquiatra para tratamento da condição.

Fonte: OMS e Very Well Mind.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Travesseiros tecnológicos: quatro opções para seu bem-estar
Como se fala Altenburg – Vídeo
Confira dicas para se manter saudável no Outono
Travesseiros Altenburg indicados para sua posição de dormir
1234