Bem viver
17
julho

Sono R.E.M: você conhece a importância dele


Além de fundamental para a saúde física e emocional, uma boa noite de sono é restauradora e muito relaxante. Mas, para que você acorde com a sensação de que descansou o suficiente, o sono passa por cinco estágios, e o cérebro age de maneira diferente em cada um destes momentos. 

Em algumas etapas o corpo se movimenta, enquanto em outras permanece completamente imóvel. Todas as ações estão ligadas diretamente com o bom funcionamento do organismo, com a saúde da memória, concentração e até mesmo com problemas causados pelo estresse.

As duas fases do sono são: NREM (Movimento Não Rápido dos Olhos), que vai do estágio um ao quarto, e REM (Movimento Rápido dos Olhos), a etapa final. 

>> Estágio 1: a fase da sonolência, que o indivíduo começa a sentir as primeiras sensações do sono. Nesta fase a pessoa pode ser facilmente acordada.
>> Estágio 2: dura em média de 5 a 15 minutos. Neste estágio a atividade cardíaca é reduzida, os músculos relaxam e a temperatura do corpo cai. É mais difícil despertar a pessoa nesta etapa. 
>> Estágio 3: bastante parecido com o estágio 4. Diferencia-se apenas pelo nível de profundidade do sono, que é um pouco menor.
>> Estágio 4: dura cerca de 40 minutos. É a fase mais profunda do sono
>> REM: nesta fase do sono a respiração se torna mais rápida, irregular e curta. Os olhos se movem rapidamente e os músculos se tornam imóveis, a frequência cardíaca e a pressão arterial aumentam. Aproximadamente 20% do sono é o REM e a fase inicia cerca de 80 minutos após adormecer. 

 

 

 

O ciclo do sono é composto por todos esses estágios, que duram em média de 90 a 110 minutos. Realizar o ciclo completo em uma noite de sono é extremamente importante para garantir o equilíbrio físico, químico e mental. Quando todos os estágios não são concluídos os resultados são irritabilidade, dificuldades para prestar atenção, falta de memória e muitos outros problemas que podem se desencadear. 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


   Li e aceito a política de privacidade


VEJA TAMBÉM


Dia das Mães para celebrar o aconchego e o bem-estar
Dia do Têxtil – 21 de abril
Altenburg no programa A Tarde É Nossa (SCC/SBT) – Vídeo
Travesseiros tecnológicos: quatro opções para seu bem-estar
1234